19 AGO 2022
ADMINISTRAÇÃO
Instalação de novo sistema de telefonia da Prefeitura de Vinhedo entra na fase final
Moradores devem ligar para o telefone 3826-7800 e digitar o ramal do setor; lista de ramais está disponível no site da Prefeitura
A substituição do sistema de telefonia da Prefeitura de Vinhedo por uma alternativa mais econômica e inovadora está entrando na fase final. O novo sistema opera com a tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol, na tradução, Voz sobre Protocolo de Internet) e utiliza fibra ótica para as ligações entre as diferentes secretarias e departamentos municipais. Com isso, a Prefeitura passa a utilizar um número de telefone único, 3826-7800, com diferentes ramais para cada setor.

A atualização do novo sistema de telefonia já foi implementado em quase toda a Prefeitura, restando apenas a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana. A instalação nessa secretaria vai ser iniciada no dia 22 de agosto e tem previsão de ser concluída em 15 dias.

O projeto, coordenado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, está utilizando a infraestrutura da infovia de fibra ótica municipal, o que vai zerar os custos de ligação entre os prédios municipais, reduzindo o custo apenas às ligações externas. A mudança prevê uma economia de 50% em relação aos custos da telefonia convencional.

Com o novo sistema, para entrar em contato com a secretaria ou departamento, o morador deve digitar o número do PABX, 3826-7800 e, quando solicitado, o ramal do departamento em que deseja falar, ou aguardar a telefonista atender. A lista de ramais está disponível abaixo, no site da Prefeitura (www.vinhedo.sp.gov.br), acessando as diferentes secretarias, e em todos os canais de comunicação da administração municipal para facilitar o acesso do cidadão.

O Voip também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP. O método transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada convencional, em dados digitais, que podem ser transferidos através da internet. A tecnologia surgiu no início da década de 1990 e foi aprimorada com popularização da internet banda larga.

Lista de ramais
Secretaria de Governo - Ramal 1000
Secretaria de Administração - Ramal 1101
Secretaria de Cultura e Turismo - Ramal 1200
Secretaria de Esportes e Lazer - Ramal 1300
Secretaria de Finanças e Economia - Ramal 1400
Secretaria de Assistência Social - Ramal 1900
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Ramal 1505
Secretaria de Justiça - Ramal 1600
Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Ramal 1700
Secretaria de Planejamento Ambiental - Ramal 1800
Secretaria de Serviços Públicos - Ramal 4000
Secretaria de Educação - Ramal 2000
Secretaria da Saúde - Ramal 3000
Fundo Social de Solidariedade - Ramal 1990
Central SIM Capela - Ramal 1434
Prefeitura na Capela - Ramal 1437

Autor: Sophia Castro
31/10/2022
NOVOS RAMAIS
NOVOS RAMAIS - O sistema de telefonia da Prefeitura mudou! Agora, de forma simples e fácil o cidadão pode ligar no telefone (19) 3826-7800 e digitar o ramal desejado da secretaria ou departamento.