19 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Pioneira na região, Prefeitura de Vinhedo terá lousas digitais interativas nas escolas municipais
Prefeito Dr. Dario Pacheco acompanhou o treinamento dos educadores com a tela de 75 polegadas que será utilizada em aulas interativas
Pioneira na região, a Prefeitura de Vinhedo vai disponibilizar lousas digitais interativas em todas as escolas da Rede Municipal de Educação a partir do próximo ano letivo. O treinamento dos educadores teve início nesta segunda-feira (19), com a participação do prefeito Dr. Dario Pacheco e ao menos 85 diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos das unidades de educação, do Centro de Formação de Mídias (Ceformi) e Programa de Apoio Pedagógico (Proape) de Vinhedo.

“As lousas digitais interativas são um marco para a educação de Vinhedo, que passa a contar com equipamentos de alta tecnologia para reforçar o conteúdo didático das escolas e inserir ainda mais a Rede Municipal no universo tecnológico que já faz parte do cotidiano das crianças, os nativos digitais. As escolas também contam com chromebooks e outros recursos modernos para a formação dos alunos”, afirmou Dr. Dario.

Vinhedo vai receber, em janeiro, 33 lousas digitais, uma para cada unidade educacional de ensino da cidade.  A lousa estará conectada a um computador, com ferramentas de ensino disponíveis, tela sensível ao toque e sobre uma plataforma móvel, que poderá ser deslocada para qualquer sala da escola. No início do próximo ano, a Secretaria de Educação e as escolas vão definir o cronograma de uso da lousa digital interativa em cada unidade de educação.

Segundo a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, a ideia é que o equipamento esteja montado e disponível para ser utilizado assim que os alunos retornarem das férias escolares, no início do próximo ano. Ela explica que os equipamentos podem ser utilizados por todas as disciplinas, professores e alunos para atividades diversas, em sala de aula ou extracurriculares.

A lousa digital interativa pode ser usada para desde apresentações até simulação de experiências científicas e aulas de linguagem de programação. O professor propõe a atividade e organiza a turma para que os alunos participem, interagindo com a tela. “Os principais conceitos são tecnologia e interação. O equipamento é mais um grande diferencial da educação municipal de Vinhedo”, afirma Rogéria.

A secretária acrescenta que hoje os alunos já tem muito contato com a tecnologia, através de smartphones, tablets, computadores e até aparelhos de televisão. “Vamos trazer essa realidade que eles vivem no cotidiano para dentro da sala de aula, oferecendo formação pedagógica alinhada com a tecnologia com a qual eles já estão acostumados. A lousa digital oferece muitas possibilidades de ensino e aprendizagem”, comenta.

Chromebooks

A Prefeitura de Vinhedo já utiliza recursos tecnológicos nas escolas desde o início da pandemia e, em agosto do ano passado entregou, com apoio da Câmara Municipal, 172 chromebooks às escolas municipais do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Educação, utilizados para ampliar as atividades online e conteúdos disponibilizados pelos professores.

Cada unidade educacional recebeu 12 chromebooks e um gabinete de recarga, que também serve para locomoção dos computadores. Os equipamentos são utilizados por alunos e professores especialmente para o acesso à internet. Os aparelhos contam com sistema operacional baseado no Linux e no navegador Google Chrome. Depois de fazer o login, é possível acessar serviços e aplicativos online para diversas atividades, como jogos pedagógicos, edição de fotos e de texto, entre outras.

Autor: Silvana Guaiume