12 ABR 2023
TURISMO
Conselho Gestor do Serra Azul lança manual e fórum permanente para alavancar turismo
Iniciativa faz parte da estratégia de consolidação de modelo que incentiva o desenvolvimento da atividade econômica a partir do turismo
Vinhedo participou, na segunda-feira (10), do lançamento do primeiro manual com diretrizes para a gestão de distritos turísticos, um guia que busca facilitar a compreensão sobre o modelo de organização territorial que incentiva o desenvolvimento da atividade econômica do turismo, aprimorando o entendimento entre Estado, municípios e a iniciativa privada.

“O Distrito Serra Azul vai gerar empregos e renda para Vinhedo e demais cidades da região. Precisamos unir esforços, desenvolver os trabalhos de forma efetiva para nos tornamos o principal destino turístico do Estado”, destacou o prefeito de Vinhedo, dr. Dario Pacheco.

O lançamento ocorreu no Wet’inWild e contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto Lucena, do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima e outras autoridades que integram o comitê gestor do Distrito Turístico Serra Azul.

O manual traz mudanças no processo de análise das propostas dos novos distritos, gestão e monitoramento – e amplia o espectro de atuação dos distritos, acrescentando força à captação de investimentos e empregos para São Paulo. “A consolidação dos distritos impulsiona regiões de alto potencial, aumentando o fluxo turístico, gerando empregos e renda”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

Na ocasião, também foi lançado o Fórum de Distritos Turísticos, cujo objetivo é unir esforços em busca de soluções conjuntas para desafios de infraestrutura, incentivos econômicos e o aprofundamento de políticas públicas. “O modelo de cada distrito tem que avaliar o público e as vocações locais, mas sem dúvidas tem sinergias e desafios comuns, assim como soluções coletivas”, disse Jorge Lima.

Atualmente, o estado de SP trabalha no primeiro distrito turístico urbano, além de um distrito turístico de Serra e um ecológico. O plano é ter dez distritos turísticos até o fim da gestão a 2026. “É uma grande satisfação retomar os nossos trabalhos com avanços que nos permitam criar novas oportunidades com transparência e uso inteligente e integrado dos nossos recursos”, afirma Alain Baldacci, presidente do Conselho Gestor do distrito turístico de Serra Azul. A reunião também contou com a presença dos prefeitos de Itupeva, Marco Antônio Marchi; de Iguape, Wilson Lima; e de Andradina, Mario Celso Lopes; além de conselheiros municipais, vereadores, empresários e consultores.

Serra Azul
O distrito turístico de Serra Azul recebeu 4 milhões de visitantes até março, ultrapassando a marca de 10 milhões de visitantes no ano de 2022. Lançado em 29 de novembro de 2021, o Distrito Turístico Serra Azul é um conglomerado de 41 km² formado pelos municípios de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva e Louveira que reúne empreendimentos de lazer, gastronomia, compras.
Autor: Ana Cândida Briski