24 MAI 2023
Profissionais discutem dados da violência infantil em Vinhedo
Encontro reuniu diversos grupos que atuam com crianças e adolescentes na cidade, para avaliar demandas e ações de prevenção
Com o tema “Encontros e diálogos: Violência – proteção das crianças e adolescentes de Vinhedo", o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniu, no dia 18 de maio, diversos profissionais que trabalham com este grupo etário para apresentar dados sobre a violência contra crianças e adolescentes no município, e quais os fluxos de atendimento existentes.

Estiveram presentes cerca de 100 profissionais, entre educadores da rede municipal e particular de ensino, profissionais da saúde, da assistência social, conselheiros tutelares e representantes das organizações da sociedade civil que trabalham com crianças e adolescentes.

De acordo com Maria Aparecida dos Reis, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, os dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), que inclui notificações de violência, apontam que, no período de fevereiro de 2022 à fevereiro de 2023, foram registrados 36 casos de violência na faixa etária de 0 a 19 anos, sendo 75% em maiores de 10 anos e 72% em pessoas do sexo feminino.

Já na apresentação da diretora de proteção social, Karine Teixeira Schwanke, foram evidenciadas as atividades que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania oferece, seja pelo CRAS ou CREAS, ou mesmo em parceria com organizações sociais, na proteção a crianças e adolescentes como forma de prevenção a violência. Atualmente, são atendidas, nestes serviços, cerca de 390 crianças e adolescentes.

Somado a isso, integrantes do Conselho Tutelar reforçaram as medidas tomadas com o intuito de proteger a criança ou o adolescente a partir de notificação ou denúncia recebidas no próprio Conselho.

Segundo a pediatra Solange Lisboa, voluntária no CMDCA, houve um aumento na vulnerabilidade das crianças e adolescentes, assim como a fragilidade das famílias, com a pandemia de Covid 19, o que também provocou uma rápida resposta das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, diante dos casos evidenciados com o retorno às aulas.

Alessandra Vicente Freitas, diretora pedagógica, falou ainda sobre a implantação do Comitê Saedas, composto pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, recém oficializado por decreto em 15 de maio, e que tem como objetivo buscar o fortalecimento das redes de apoio e proteção pela garantia de direitos de crianças e adolescentes e suas famílias.

“Foi uma reunião produtiva e que mostra a importância de unificarmos esforços contra a violência infantil. Isso depende de nós, poder público, mas também da sociedade. Todos precisamos estar cientes que nenhum ato, por menor que seja, deve ser rejeitado para não nos arrependermos de algo pior depois”, alerta Thaynara Campovilla Souza, presidente do CMDCA de Vinhedo.

Denuncie!
Casos suspeitos de abuso devem ser notificados às instituições competentes:

Conselho Tutelar
De segunda à sexta: (19) 38226-7800 - ramal 1026