13 JUN 2023
Prefeitura realiza Workshop de combate ao trabalho infantil
Workshop reforçou a importância da proteção à infância e combate ao trabalho infantil
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na manhã da última segunda-feira (12), um workshop em manifestação ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, contou com a participação de diversos profissionais da rede socioassistencial do município.

O objetivo do workshop foi conscientizar os trabalhadores da área sobre a importância de combater o trabalho infantil e fornecer informações atualizadas sobre as políticas e ações adotadas para a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Para enriquecer o evento, foi convidada a palestrante Talita Monteiro, psicóloga e mestre em psicologia, com ampla experiência na área.

Em sua explanação, Talita abordou temas como as causas e consequências do trabalho infantil, os efeitos na saúde física e mental das crianças e adolescentes envolvidos nessa prática, além de oferecer estratégias de prevenção e enfrentamento desse problema. A palestrante enfatizou a importância da atuação conjunta de diferentes setores da sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

Durante o workshop, os profissionais presentes puderam trocar experiências e discutir soluções para o enfrentamento do trabalho infantil em Vinhedo. “A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo reafirma o compromisso em combater o trabalho infantil e em garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. A Proteção Social Especial é uma prioridade na agenda da gestão municipal, que busca constantemente promover a inclusão social e o desenvolvimento pleno de todos os cidadãos”, destacou a secretária Cristina Mazon.
Autor: Giovanna Sottero