15 JUN 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselho Municipal do Idoso realiza ações de mobilização sobre violência contra idosos
Ações ocorrem em diversos centros da Secretaria de Assistência Social e Cidadania

O Conselho Municipal do Idoso em parceria da Prefeitura de Vinhedo, realizará na segunda quinzena de junho, dos dias 16 a 30, diversas ações de mobilização e sensibilização em espaços públicos, que possuem atividades voltadas às pessoas idosas e seus familiares, a fim de fomentar ações de prevenção alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência da Pessoa Idosa, que é celebrado nesta quinta-feira, 15 de junho.

Como forma de conscientizar sobre o Dia da Pessoa Idosa, os conselheiros participarão das atividades dos grupos, intervindo sobre a temática e Serão percorridos 7 serviços, entre eles: CRAS Centro, CRAS Nova Vinhedo, CRAS Capela, Centro Dia de Idosos "Quero Vida", NAI - Núcleo de Atenção Intersecretarias, Oficinas do Espaço Cultural e Oficinas de Saúde - Lian Gong, nos quais os conselheiros participarão das atividades dos grupos, intervindo sobre a temática e divulgando os canais de denúncia.

A intenção é que cada pessoa abordada possa reproduzir para seus conhecidos, familiares e demais pessoas da sociedade, formas de suporte e apoio na promoção e manutenção da autonomia e independência das pessoas idosas, visando prevenir situações de violação de direitos. Neste período, serão distribuídos cartazes e panfletos, bem como a campanha ficará nas redes sociais durante o mês de junho.

Entenda a data

Junho Roxo ou Violeta, é um mês de conscientização e de reflexões do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que é celebrado nesta quinta-feira (15/06). Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

Autor: Giovana Sottero