16 JUN 2023
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência elege nova diretoria
Órgão visa a promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município de Vinhedo
O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Vinhedo, com base na Lei nº 3.821, de 30 de maio de 2018, e no Decreto n.º 186, de 27 de outubro de 2010, realizou uma reunião extraordinária no dia 6 de abril de 2023 para eleger a nova Mesa Diretora do conselho para o mandato de 2023/2025.

Após deliberações, ficou definido que Luzia Gonçalves de Lima será a nova presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. A Mesa Diretora também conta com a participação de Silvio Torezin como vice-presidente, Rebeca Carrari como 1º secretário e Edson Leme da Silva como 2º secretário.

Em seu discurso de agradecimento, Luzia Gonçalves de Lima expressou sua satisfação em assumir esse papel e destacou a importância do trabalho em equipe para promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência em Vinhedo:

"É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os membros do conselho pelo voto de confiança. Estou comprometida em trabalhar incansavelmente para fortalecer a voz das pessoas com deficiência em nosso município e garantir que seus direitos sejam promovidos.

Contamos com a participação ativa de entidades, organizações, secretarias municipais e representantes da população com deficiência para enfrentar os desafios e construir uma sociedade inclusiva e acolhedora.

Continuaremos pautados na escuta ativa, pelo respeito à diversidade e pela busca constante por melhorias. Vamos promover ações que estimulem a autonomia, a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.

Agradeço também à Prefeitura Municipal de Vinhedo pelo apoio e parceria. Juntos, podemos avançar ainda mais em direção a uma cidade inclusiva, onde todos tenham oportunidades iguais e possam desfrutar plenamente de sua cidadania."

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência exerce diversas atividades e tem como objetivo principal a promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município de Vinhedo. Entre suas atribuições, destaca-se a formação de comissões de trabalho, a realização anual da Semana da Pessoa com Deficiência e a organização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência a cada dois anos. Além disso, o conselho também participa do núcleo III do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, fortalecendo o diálogo e a articulação com outras esferas governamentais.

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência é composto por representantes da sociedade civil, que atuam em diferentes áreas relacionadas à deficiência, como visual, auditiva, física, intelectual e múltipla. Também são representadas entidades que trabalham em prol das pessoas com deficiência, além do segmento da população das pessoas com deficiência.
Autor: Giovanna Sottero