25 JUL 2023
Em três anos Auxílio Moradia registra aumento de 63%
Levantamento da Secretaria de Assistência Social compara números de 2020 a 2023

Desde 2020 a Prefeitura de Vinhedo tem buscado aprimorar os programas de auxílio moradia, visando melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Dados da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, responsável pelo programa, mostram que houve um aumento de 63,16% no auxílio moradia entre os anos de 2020 e 2023. Enquanto em 2020 o auxílio era repassado para 19 famílias, em 2023 já são 31 famílias beneficiadas.

Segundo o prefeito, Dr. Dario Pacheco, “esse crescimento demonstra o compromisso da administração municipal em proporcionar melhores condições de habitação e bem-estar aos que mais precisam”.

Análise técnica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania mostra que há 21 famílias em vulnerabilidade habitacional e outras 11 famílias que tiveram suas residências interditadas após o deslizamento de terras, devido às fortes chuvas em março deste ano, na Vila Junqueira. Laudos da Defesa Civil, do Governo do Estado de São Paulo, indicaram risco no uso aos imóveis, até que as obras emergências no local fossem feitas até para conter o desmoronamento das casas.

O incremento no auxílio moradia trouxe impactos positivos significativos para a população. Muitas delas, que enfrentavam dificuldades em garantir uma moradia adequada, puderam contar com um suporte mais robusto por parte da Prefeitura.

“Nosso objetivo é garantir que as famílias tenham meios de se reestruturar e auxiliamos as mesmas a sairem da situação de vulnerabilidade e conquistarem uma moradia digna e segura", destaca Cristina Mazon, secretária de Assistência Social e Cidadania.

Atualmente a Secretaria de Assistência Social possui uma fila de espera para requerimento do auxílio moradia, o que está em análise técnica para entendimento de cada caso.

Quem pode requerer o serviço?

Famílias em situação habitacional de emergência, situação de vulnerabilidade social/habitacional ou àquelas que residam em área submetida às intervenções urbanas de interesse público ou áreas de preservação ambiental.

Considera-se situação habitacional de emergência, aquela cuja família teve sua habitação destruída, total ou parcialmente, interditada em função de deslizamentos, inundações, incêndios, insalubridade ou outras condições que devido a gravidade impeçam a utilização de forma segura da moradia familiar.

Para informações mais detalhadas e verificar se possui direito ao benefício, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região em que reside. Caberá a uma equipe qualificada fornecer orientações, avaliar as necessidades individuais e auxiliar no processo de solicitação do auxílio.

Outras informações também podem ser obtidas através do setor de Habitação no telefone (19) 3876-7400, ramal 1916.

Autor: Giovanna Sottero