04 AGO 2023
Gestão de Benefício Social tem aumento de 134% em 2023
Números demonstram crescimento na inclusão e segurança de renda

Dados levantados pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania registram um aumento de 134% nos atendimentos realizados na gestão de benefícios sociais quando comparados com o primeiro semestre de 2022, ano em que foram gerenciados 1257 atendimentos, passando para 2941 no mesmo período de 2023.

A Gestão de Benefícios é a porta de entrada para o Cadastro Único, que é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ao se inscrever ou atualizar os dados neste cadastro, o usuário se candidata a participar de vários programas sociais, como o programa de auxílio moradia e bolsa família.

“Estamos reafirmando o nosso compromisso em continuar trabalhando incansavelmente para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade e para que as políticas de assistência social sejam efetivas e alcancem cada vez mais pessoas”, destaca Cristina Mazon, secretária de Assistência Social.

Cadastro Único

Outros números relevantes na Gestão de Benefício são o do Cadastro Único que registrou, até maio deste ano, 5927 famílias cadastradas, representando um crescimento de 1.321 famílias em relação ao ano de 2022, onde haviam 4.606 famílias no sistema. Essa expansão demonstra o esforço da secretaria em alcançar e abranger um número cada vez maior de famílias em situação de vulnerabilidade.

Já os programas de Bolsa Família e Viva Leite também registraram neste ano uma mudança importante para a cidade de Vinhedo. O programa Viva Leite, que visa garantir o acesso a alimentos essenciais para crianças em situação de vulnerabilidade, teve um aumento de 28,2% entre 2022 e 2023. No primeiro semestre de 2022, 78 famílias foram atendidas, enquanto em 2023, esse número aumentou para 100 famílias.

O Programa da Bolsa Família, no primeiro semestre de 2022, beneficiou 2.138 famílias em Vinhedo. Em contrapartida, no mesmo período em 2023, houve uma leve redução, com 2.084 famílias beneficiárias. Esse decréscimo pode ser considerado um indicativo positivo, já que sugere que o município tem obtido êxito em superar situações de insegurança de renda e tem se empenhado em garantir uma inclusão mais assertiva no programa, priorizando as famílias que realmente passaram pelo auxílio.

Autor: Giovanna Sottero