08 AGO 2023
GCM de Vinhedo terá sala para acolher mulheres vítimas de violência doméstica
Sala Lilás é um espaço reservado onde a vítima terá privacidade e segurança para relatar as agressões sofridas
Nas próximas semanas Vinhedo terá uma Sala Lilás. O espaço, que será dentro da sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, será um braço da Patrulha Guardiã Maria da Penha no atendimento de mulheres vítimas de crimes de violência doméstica. A inauguração está prevista para o dia 31 de agosto, às 10 horas.

A sala foi estruturada para um acolhimento humanizado onde as mulheres vítimas de violência chegam fragilizadas pelo crime que sofreram e são acolhidas de forma adequada. O espaço é reservado, onde somente a vítima e os integrantes da Patrulha Guardiã permanecem no local, proporcionando privacidade, para que a vítima se sinta segura e confortável para relatar os crimes exercidos pelo agressor.

Caso a vítima esteja acompanhada de filhos, a Sala Lilás disponibiliza um ambiente lúdico com brinquedos, visando deixá-las entretidas enquanto as mães são atendidas.

Agosto Lilás
A Sala Lilás é uma das ações de Vinhedo na campanha Agosto Lilás, criada em referência à Lei Maria da Penha que, em 2023, completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Também como parte da campanha, a GCM de Vinhedo está tomando diversas medidas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra a violência doméstica, incentivando as denúncias de agressões físicas, sexuais, psicológicas, morais e patrimoniais.

No dia 27 de agosto será realizada a 1ª Caminhada de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Além disso, para este mês, foram anunciadas aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres.
Autor: Vinicius Zaia