08 AGO 2023
OBRAS PÚBLICAS
Obras de contenção de talude na Vila Junqueira chegam a 70%
Terreno já não apresenta mais riscos e tem entrega prevista para início de outubro; investimento é de R$ 4,2 milhões

A Prefeitura avançou com as obras de contenção de um talude entre a Rua Goiás e a Avenida Otávio Tasca, na região da Vila Junqueira, local em que houve um grande deslizamento de terras no mês de fevereiro, devido às intensas e atípicas chuvas, acarretando na remoção de 11 famílias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o terreno já está 70% concluído, não apresenta mais riscos e tem entrega prevista para o início de outubro.

Para a contenção do solo, o talude conta com a proteção de solo grampeado e a recomposição do terreno com grama armada, além da construção de muros de contenção, redes de drenagem de águas pluviais e escadas hidráulicas. O investimento é de R$4,2 milhões, custeados com recursos do município.

As casas afetadas seguem interditadas e as famílias seguem assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania com o recebimento de auxílio emergencial para vítimas de catástrofes, no valor de dois salários mínimos por mês, até a conclusão das obras. São 8 famílias da Rua Goiás e 3 da Avenida Otávio Tasca.

Segundo a Defesa Civil, está prevista uma avaliação de retorno das famílias da Rua Goiás até o final de agosto, com a conclusão da estabilização do talude e contenção do topo. Já na Rua Otávio Tasca, o órgão aguarda a conclusão de contenção de médio e base do talude (parte do meio e de baixo) para a avaliação das casas.

Com o processo todo finalizado, será solicitado uma revistoria do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) para uma análise mais criteriosa, a fim de decidir uma possível liberação.

Autor: Giovane Marques