Duas alunas da Escola Municipal “Maria de Lourdes Von Zuben”, Helena Ferreira Paschoa, de 11 anos, e Rhyanna Mendes dos Santos, de 12 anos, aceitaram o desafio de produzirem um vídeo reportagem sobre a história de Vinhedo. A atividade teve apoio do professor Odilon Silvestre Lopes, além de técnicos do Programa de Apoio Pedagógico (Proape) e da Central de Formação e Mídias (Ceformi).
No material, que pode ser assistido pelo link
https://youtu.be/ZJR338aPrzo, as alunas apresentam a evolução da cidade por meio dos trilhos do trem, destacando seus momentos históricos mais marcantes, desde o período em que as terras eram habitadas apenas pelos indígenas até os dias atuais
Na narrativa elas lembram que o município, que começou a ganhar destaque em 1722 como uma rota comercial para caçadores de pedras preciosas, viveu diversas transformações ao longo dos séculos.
No século XIX, por exemplo, o café dominou as paisagens das fazendas, moldando a economia local. Entretanto, a imigração italiana trouxe consigo a tradição do cultivo da uva, resultando na substituição gradual dos cafezais pelas videiras. Essa mudança não apenas modificou a paisagem da região, mas também deu origem a uma das atividades econômicas mais importantes de Vinhedo: a produção de vinhos.
O vídeo foi criado em parceria com o Jornal da Criança, um periódico que foca na produção de notícias para alunos do ensino fundamental e que vem sendo utilizado pela a Secretaria da Educação de Vinhedo. A ideia é ensinar as crianças a gostarem do gênero jornalístico e também desenvolverem diversas habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Jornal possui a versão impressa, além de uma multiplataforma com propostas de vídeo reportagem e outras atividades, sendo assinado pela Educação de Vinhedo para os alunos do Fundamental I, que o utilizam mensalmente.