09 AGO 2023
1243 pessoas se inscrevem no Cadastro Habitacional de Vinhedo
Cadastro de Interesse Habitacional segue aberto com inscrições até o final do ano
Até o momento, Vinhedo conta com 1242 pessoas inscritas em seu cadastro habitacional. O levantamento, feito pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, apresenta a realidade da busca por moradia digna, com uma média de 250 novas inscrições por mês, desde março, quando o Cadastro de Interesse Habitacional foi aberto para entender e acolher esta demanda.

Dos 1243 cadastrados feitos, 942 são mulheres que chefiam suas famílias, enquanto apenas 300 são de homens. Já a distribuição de idade mostrou que grande parte dos cadastrados é feita por pessoas entre 40 a 59 anos, o que corresponde a 513 cadastros.

Também constam 134 cadastros feitos por pessoas idosas, com 60 anos ou mais. E outros 232 feitos em nome de pessoas que residem só, chamado de cadastro unifamiliar.

Esse levantamento é um passo crucial na direção de futuros empreendimentos habitacionais que abordem as necessidades de todos os cidadãos. “Nosso objetivo é garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade possam ter uma moradia adequada, e o cadastro habitacional é a porta de entrada para conhecermos e analisarmos cada família individualmente”, destaca Cristina Mazon, secretária de Assistência Social.

É fundamental entender que o processo de cadastro não determina a ordem de sorteio para aquisição de residência. Ele serve como base para o planejamento de empreendimentos futuros, levando em consideração as necessidades variadas da comunidade diversa e não é garantia de residência imediata.

Em obras

No momento a cidade de Vinhedo conta com a construção de 54 novos apartamentos de moradia popular na Vila Junqueira, em parceria com o governo estadual. O complexo deve ser entregue no ano que vem, de acordo com estimativa da CDHU. O valor da ordem de início de serviço do empreendimento Vinhedo G é de R$ 11,5 milhões. Os apartamentos terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Os critérios para participação do sorteio ainda não foram definidos pelo Governo do Estado, mas a ideia é que o sorteio ocorra quando as obras atingirem 50%.
“Vamos seguir trabalhando na criação de oportunidades habitacionais que atendam às expectativas e aspirações da população”, completa o prefeito, Dr. Dario Pacheco.

Como realizar o Cadastro de Interesse Habitacional?

O cadastro acontece mediante agendamento prévio on-line, disponível pelo site da Prefeitura, no banner Central SIM, ou diretamente no link : http://bit.ly/3DXpibV, com opções de atendimento no SIM Capela ou SIM Centro, que ocorrem de segunda a sexta-feira.

Para o cadastro, é necessário residir em Vinhedo e estar com o cartão SIM atualizado. Os moradores que já realizaram a inscrição no passado, devem atualizar os dados. Vale lembrar que o cadastro não garante a entrega do imóvel e não segue ordem de inscrição.

SIM CENTRO
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17 - Vila Thereza