Integram o Cias as cidades de Vinhedo, Jundiaí, Louveira, Cajamar, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista
Os seis municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Ações Sustentáveis (Cias) assinaram, na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto, o novo contrato de adesão ao sistema que vai permitir uma ação conjunta na implementação e execução de desenvolvimento urbano e gestão ambiental.
O documento destaca, inclusive, a mudança de nomenclatura, antes exclusiva para Consórcio Intermunicipal para Aterros Sanitários, ficando agora mais amplo, podendo agir, além da gestão e destinação final de resíduos sólidos urbanos e industriais, em educação ambiental, compensação para a gestão ambiental, sistemas de coleta seletiva e reciclagem, entre outros temas inerentes à área.
Além de Vinhedo, fazem parte da iniciativa, as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cajamar e Louveira. As seis cidades que fazem parte do Cias geram diariamente cerca de 790 toneladas de resíduos sólidos, ou cerca de 0,850 gramas por habitante.
A expectativa é que, a partir do Plano Regional de Resíduos Sólidos, o material passe a gerar economia de recursos, renda e novas oportunidades para a região, que se firmará como destino para investimentos internacionais de empresas que estejam preocupadas com os pilares de governança ambiental, social e corporativa.
Na prática, o consórcio é capaz de reduzir custos, com a contratação de serviços em comum; aumenta o poder de diálogo e articulação dos municípios da região; soluciona problemas regionais sem se limitar às fronteiras administrativas de cada município – vale considerar a proximidade existente entre os seis municípios do Cias; e permite que o planejamento e execução das políticas públicas se faça de forma conjunta com a participação de todos os membros dos consórcios.