25 AGO 2023
Reunião discute políticas públicas para pessoas em situação de rua
Objetivo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania foi apresentar o trabalho das equipes que atuam nos serviços de acolhida e encaminhamento

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania promoveu, no dia 23 de agosto, uma reunião ampliada para discutir sobre a Política da Pessoa em Situação de Rua e apresentar o trabalho das equipes que atuam nesta política. Participaram representantes da comunidade, instituições como Acivi, Aevi, Conseg, presidentes de associações, entre outros. A proposta é que este grupo se reúna a cada 3 meses para manter reflexões contínuas sobre o assunto.

Foi apresentado o trabalho existente e a principal importância da equipe de Abordagem Social de Vinhedo, que realiza o primeiro contato com as pessoas em situação de rua e tem estratégias cuidadosamente planejadas que visam se aproximar, escutar de forma qualificada e construir laços de confiança com estas pessoas.

Foram apresentados ainda os serviços da Casa de Passagem, que acolhe temporariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social por até 3 meses, e que atende às necessidades básicas dos assistidos, incluindo alimentação, higiene, atendimento psicossocial, documentação e vestuário.

No primeiro semestre de 2023, a Casa de Passagem realizou 187 encaminhamentos para a saúde, 30 encaminhamentos para documentação civil, 47 para vagas de emprego e 163 retornos de famílias para suas cidades de origem. Além disso, 478 usuários utilizaram o serviço para pernoitar e prosseguir em suas jornadas.

Vale ressaltar que, em relação a 2021, houve uma redução de 42% no número de pessoas em situação de rua na cidade de Vinhedo, que passou de 48 para 28 pessoas, a qual a equipe de abordagem monitora e acompanha diariamente.

No serviço de acolhimento institucional passamos de 30 pessoas para 07 neste ano.

Outra importante questão abordada foi a decisão do Supremo Tribunal que determina que em 120 dias todas as esferas do Governo, inclusive a Municipal, elabore um Plano de Ação para uma Política Nacional para esta população. Determinou ainda que não se pode realizar o Acolhimento forçado nem remoção de seus pertences, medidas que o Município de Vinhedo já adota.

"Temos o compromisso de auxiliar para que cada indivíduo tenha a chance de recomeçar e sair das ruas. É isso que nossa equipe faz todos os dias”, enfatiza a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon.

Para obter mais informações sobre o trabalho realizado, o Serviço de Abordagem Social atende pelo WhatsApp (11)94731-7976.

A Secretaria ainda disponibiliza a Cartilha "Mostre o Melhor Caminho" pelo link https://bit.ly/3qLEQw6.

Autor: Giovanna Sottero