29 AGO 2023
Guarda Civil de Vinhedo inaugura Sala Lilás nesta quinta-feira
O espaço será um lugar reservado onde vítimas de violência doméstica terão privacidade e segurança para relatar as agressões sofridas
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo inaugura a Sala Lilás nesta quinta-feira (31), um espaço reservado para o atendimento de vítimas de violência doméstica, dentro da sede da GCM. Nesta sala, as mulheres terão privacidade e segurança para relatarem as agressões sofridas, com o acompanhamento de guardas da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Os atendimentos serão realizados todos os dias da semana, mediante agendamento.

A sala foi estruturada para um acolhimento humanizado onde as mulheres vítimas de violência chegam fragilizadas pelo crime que sofreram e são acolhidas de forma adequada. O espaço é reservado, onde somente a vítima e os integrantes da Patrulha Guardiã permanecem no local, proporcionando privacidade, para que a vítima se sinta segura e confortável para relatar os crimes exercidos pelo agressor.

Caso a vítima esteja acompanhada de filhos, a Sala Lilás disponibiliza um ambiente lúdico com brinquedos, visando deixá-las entretidas enquanto as mães são atendidas.

Agosto Lilás

A Sala Lilás é uma das ações de Vinhedo na campanha Agosto Lilás, criada em referência à Lei Maria da Penha que, em 2023, completou 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Também como parte da campanha, a GCM de Vinhedo está tomando diversas medidas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra a violência doméstica, incentivando as denúncias de agressões físicas, sexuais, psicológicas, morais e patrimoniais. Neste mês, foi realizada a 1ª Caminhada de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, além do anúncio de aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres.
Autor: Vinícius Zaia