31 AGO 2023
Sala Lilás é inaugurada na base da Guarda Civil de Vinhedo
O espaço é um lugar reservado onde vítimas de violência doméstica poderão relatar as agressões sofridas com privacidade e segurança

A Sala Lilás foi inaugurada pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo nesta quinta-feira (31), um espaço reservado para o atendimento de vítimas de violência doméstica, dentro da sede da GCM. Nesta sala, as mulheres terão privacidade e segurança para relatarem as agressões sofridas, com o acompanhamento de guardas da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

No evento de inauguração da sala, estiveram presentes diversas autoridades como o prefeito Dr. Dario Pacheco, o presidente da Câmara, Paulinho Palmeira, Capitão PM Fábio Franco Azevedo, a Delegada de Polícia de Vinhedo Denise Florêncio Margarido, o Promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Vinhedo José Cláudio Tadeu Baglio, a Dra. Erica Midori Sanada da 2ª Vara da Infância e Juventude, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Eliane Pereira da Silva, a vereadora Inês Diogo que também é presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara e os vereadores Val Souza, Pastor Léo,  Rodrigo Luglio, Mazinho, Nayla de Souza, Márcio Melle, Nilton Braguetto e Tiago de Paula.

“A sala é um ato simbólico que representa que estamos trabalhando muito, através da perfeita integração das forças policiais do município, no combate e prevenção de todo tipo de violência contra à mulher em Vinhedo”, destacou o prefeito.

A sala foi estruturada para um acolhimento humanizado onde as mulheres vítimas de violência chegam fragilizadas pelo crime que sofreram e são acolhidas de forma adequada. O espaço é reservado, onde somente a vítima e os integrantes da Patrulha Guardiã permanecem no local, proporcionando privacidade, para que a vítima se sinta segura e confortável para relatar os crimes exercidos pelo agressor.

Caso a vítima esteja acompanhada de filhos, a Sala Lilás disponibiliza um ambiente lúdico com brinquedos, visando deixá-las entretidas enquanto as mães são atendidas.

Outras ações

As mulheres de Vinhedo que possuem medidas protetivas são acompanhadas regularmente pela Patrulha Guardiã Maria da Penha. Além disso, essas mulheres possuem acesso a um botão de pânico exclusivo para contatar imediatamente a Guarda Civil Municipal. “Trabalhamos de forma contínua o tema, com caminhadas, reflexões, palestras e demais ações táticas para que não seja preciso utilizarmos esse espaço que acabamos de inaugurar”, relatou o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz.

Autor: Vinícius Zaia