28 SET 2023
TURISMO
Vinhedo é a primeira a formalizar ingresso na Associação do Distrito Turístico Serra Azul
Projeto de lei que autoriza o município a participar da associação foi enviado à Câmara Municipal
Na última quarta-feira (27), data em que se celebra o Dia Mundial do Turismo, o prefeito Dr. Dario Pacheco, enviou à Câmara Municipal, projeto de lei que dispõe sobre a autorização de ingresso e participação do município na Associação de Apoio ao Distrito Turístico Serra Azul, entidade de direito privado, de natureza civil e sem fins lucrativos.

A assinatura do projeto pelo prefeito de Vinhedo foi acompanhada pelo presidente do Conselho Gestor do Distrito Serra Azul, Alain Baldacci; presidente da Frente Parlamentar em apoio ao Distrito, vereador Tiago de Paula; secretário de Justiça, Dr. Carlos Eduardo Diniz; secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto e o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Vieira.

O objetivo do ingresso é apoiar a implementação, funcionamento e operação do Distrito Turístico Serra Azul, sob a orientação do Conselho Gestor, instituído pelo Art. 2º do Decreto Estadual nº 66.273/21.

“A cidade de Vinhedo sai na frente e dá um passo importante para que o Distrito Serra Azul possa tomar forma e sair do papel. Com a associação, passamos a existir de fato e podemos organizar várias ações e estratégias para impulsionar o Serra Azul”, destacou Alain Baldacci, presidente do conselho gestor.

De acordo com o projeto, a contribuição associativa anual tem o valor de R$ 168.785,00 para cada um dos municípios que compõem o distrito e visa cobrir as despesas decorrentes à implementação das estratégias que nortearão o projeto.

Além de Vinhedo, fazem parte do Distrito Turístico Serra Azul os municípios de Itupeva, Louveira e Jundiaí.

Distrito Serra Azul

Lançado em 29 de novembro de 2021, o Distrito Turístico Serra Azul é um conglomerado de 41 km² formado pelos quatro municípios que reúne empreendimentos de lazer, gastronomia, compras, entre outros. A previsão é que sejam realizados investimentos na ordem de R$ 1,8 bilhão provenientes da iniciativa privada, com a geração de 7,4 mil novos empregos nos próximos anos, no que vem sendo chamado como a “Disneylândia Brasileira”.
Autor: Ana Cândida Briski