09 OUT 2023
Idosos do "Quero Vida" participam de contação de história
Livro abordou a narrativa de um garoto que ajuda uma idosa com perda de memória

O Centro Dia “Quero Vida” continua a realizar atividades de lazer voltadas para o mês de outubro, dedicado a celebrar a pessoa idosa. Na última quinta-feira, 05 de outubro, o encontro foi em torno do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, num momento de contação de história.

A professora e supervisora de ensino da Secretaria de Educação, Sueli Paffaro, conduziu a atividade que apresentou aos participantes a história de Guilherme, um menino pequeno, vizinho de um asilo de idosos e que adora a companhia das pessoas que moram lá, principalmente de dona Antônia, por quem tem uma ligação especial. Porém, a história conta que ela está perdendo a memória e, com isso, Guilherme começa a reunir itens para estimular as lembranças de dona Antônia, compartilhando memórias importantes para ambos.

Ao final da contação, a professora interagiu com os idosos, alguns contaram histórias, outros cantaram, fortalecendo assim os laços sociais e cognitivos do grupo.

Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite interação com o ouvinte, o que torna o relato mais envolvente e prazeroso.

Autor: Giovanna Sottero