11 OUT 2023
5º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) Vinhedo acontece no sábado (21)
Evento tem como objetivo, propiciar o contato com atividades de Aprendizagem Criativa “mão na massa”, e esse ano terá como temática a sustentabilidade
No sábado (21), a cidade de Vinhedo irá realizar o 5º Festival de Invenção e Criatividade (FIC), um evento que celebra a inventividade, a colaboração e a educação mão na massa no Brasil. Organizado em conjunto pela Prefeitura de Vinhedo, Secretaria Municipal de Educação, CEFORMI - Central de Formação e Mídias e Rede de Aprendizagem Criativa (RBAC), o festival tem como objetivo principal proporcionar uma experiência única de aprendizado para crianças, jovens, familiares e educadores.

O festival será no Ceprovi (Centro de Educação Profissional de Vinhedo), situado na Av. Independência, 5407 - Jardim Alba, e terá início a partir das 9h. A entrada é gratuita, e todos são convidados a participar dessa celebração da criatividade, da educação e da sustentabilidade.

O FIC busca promover o contato com atividades de Aprendizagem Criativa "mão na massa", que podem ser aplicadas tanto nas escolas de Educação Básica (para alunos de 5 a 18 anos) quanto em ambientes não formais de aprendizado. O evento também servirá como plataforma para discussões sobre os elementos que favorecem a adoção da Aprendizagem Criativa, tais como espaços, materiais e tecnologias, métodos de ensino, formação e acompanhamento de profissionais, além de compartilhar boas práticas e desafios enfrentados no campo da educação.

Este ano, o FIC terá como temática a sustentabilidade e a educação ambiental, demonstrando seu compromisso com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade local. O evento está empenhado em causar o menor impacto possível no ecossistema, adotando práticas sustentáveis em sua organização.

Além disso, o festival contará com diversas atividades para todos os públicos, incluindo, mostra interativa, vacinação, auriculoterapia, ecobrinquedoteca, espaço de cosplay, palestras, além de diversas oficinas, como: oficina de foguetes, oficina EDUCASOM, oficina Instituto Catalisador, Oficina de Imersão Cultural, entre muitas outras.

5º Festival de Invenção e Criatividade (FIC)
Local: Ceprovi – Centro de Educação Profissional de Vinhedo
Endereço: Av. Independência, 5407 - Jardim Alba