31 OUT 2023
Vinhedo reforça atendimento social às pessoas da Terceira Idade
Levantamento aborda dados de inclusão e bem-estar em celebração do mês do idoso

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo, em um esforço alinhado às celebrações do Mês do Idoso, divulgou importantes estatísticas relacionadas aos idosos no município, destacando-se pela inclusão e bem-estar dessa faixa etária.

Os serviços da Assistência Social atendem 50 usuários no Lar da Caridade, 55 no Centro Dia “Quero Vida” e, aproximadamente, 500 idosos no programa Bem Viver, nas unidades da Capela, 3 Irmãos e São Mateus.

Em 2023, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atenderam 1.651 idosos, nas mais diversas abordagens, reforçando a importância destes serviços no suporte à população idosa do município.

Segundo os registros do setor de Gestão de Benefício, de janeiro a outubro de 2023, há 2.145 idosos inscritos no Cadastro Único, sistema que concentra o acesso a múltiplos programas sociais.

Além disso, 409 estão incluídos no programa Bolsa Família e 509 recebem o Benefício de Prestação Continuada do Idoso, pelo governo federal.

“Nosso dever é continuar promovendo e expandindo ações que elevem a qualidade de vida dos nossos idosos, cuidando de quem muito já fez e, certamente, possuem muito a nos ensinar”, explica Cristina Mazon, secretária de Assistência Social.

Por dentro do Cras

O Cras é a porta de entrada para diversos serviços da Secretaria de Assistência Social, isso inclui também o encaminhamento para o Creas, que é a porta de entrada para o Lar da Caridade, para o Centro Dia “Quero Vida”, entre outros. Para que haja um entendimento de cada caso individualmente, o usuário precisa passar pela entrevista da assistente social, no Cras de referência da região em que reside.

E, para se cadastrar no Cras é necessário levar RG e comprovante de endereço.

Cras Nova Vinhedo

Endereço: Rua Floriano Pitton, nº 99 - Nova Vinhedo