12 JAN 2024
SANEAMENTO
Prefeitura inicia obras de construção da represa V de Vinhedo
Nova barragem vai armazenar mais de 90 milhões de litros de água
Mais uma represa começa a ser construída pela Prefeitura de Vinhedo, a Represa V. Localizada na Rodovia Edenor João Tasca, na região do Bairro dos Torres, a nova represa, do Córrego Bom Jardim, é mais um dos investimentos em segurança hídrica em andamento na cidade visando a ampliação da oferta de água à população. A obra vai reforçar o abastecimento para atender com mais efetividade a demanda atual e futura do município.

A nova represa vai ocupar uma área de aproximadamente 18 mil m² e terá capacidade de reservação de mais de 90 milhões litros. A lagoa está sendo construída a 600 metros da atual captação do córrego Bom Jardim e receberá contribuição de água dos córregos Santa Fé e Bom Jardim. A água bruta concentrada nesse barramento será enviada para a lagoa de captação e conduzida até a Represa 1, de onde seguirá para tratamento na ETA 1.

Investimento histórico
Em 2022 a Prefeitura de Vinhedo entregou a represa IV. Mas, até então, foram 43 anos sem grandes investimentos na estrutura para aumento da oferta de água bruta. As últimas represas da cidade, a 2 a 3, datam de antes de 1980, época em que Vinhedo tinha cerca de 15 mil habitantes, bem diferente dos quase 80 mil de hoje.

“Estamos trabalhando com planejamento e compromisso para ampliarmos a disponibilidade hídrica em Vinhedo. Já entregamos a represa IV para fortalecer o abastecimento da região da Capela e, nesse mês, entregaremos dois novos reservatórios de um milhão de litros de água cada, para atender a região leste. Com essa nova represa criaremos mais uma reserva de milhões de litros para distribuição à população”, afirma dr. Dario Pacheco, prefeito de Vinhedo, entusiasmado com mais esse progresso.

Efetividade
A criação da nova represa vai trazer mais tranquilidade aos moradores, especialmente em períodos de estiagem, já que o volume armazenado é capaz de garantir a operação do sistema de captação do Bom Jardim por um período de aproximadamente 25 dias.

A represa tem previsão de ser construída em 12 meses. A obra está estimada em R$ 14 milhões e faz parte do pacote de investimentos em sustentabilidade hídrica, o maior da história de Vinhedo. Dentro desse planejamento está ainda, a construção de uma sexta represa, na região do Observatório, além da ampliação da ETA 2 e a retomada das operações da ETA 3. Também está em andamento o desassoreamento da Represa1 e o início das obras de prolongamento da adutora do Bom Jardim, numa extensão de mais de 2 mil metros.

Dois novos reservatórios, de um milhão de litros de água cada, construídos no Observatório e no Mirante entrarão em operação neste mês. Um terceiro reservatório, também com capacidade de um milhão de litros, será instalado na região da Capela, e outro com capacidade para 8 milhões de litros, na Estrada da Boiada.

“Esse conjunto de obras é essencial para o equilíbrio dos sistemas aprimorando o abastecimento. São investimentos importantes para a sustentabilidade hídrica da cidade”, afirma a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos.

Fonte: Fotos: Eliel Rezende
Autor: Assessoria de Imprensa Sanebavi