08 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Prefeitura investe mais de R$ 1,3 milhões em reforma e ampliação no CEI ‘Pedrinho’
Foto: Paulo Infanger
Dentre as reformas e manutenções em andamento, destaca-se a readequação do berçário, a substituição completa do telhado, e a criação de um "solarium"
O Centro de Educação Infantil “Pedrinho”, localizado no Residencial Vida Nova, está passando por um processo abrangente de reforma e ampliação, com um investimento total estimado em mais de R$ 1,3 milhão, visando aprimorar significativamente as instalações e proporcionar um ambiente mais adequado para o desenvolvimento educacional das crianças.

Dentre as reformas e manutenções em andamento, destaca-se a readequação do Berçário em dois novos espaços independentes, com acesso direto ao pátio. Além disso, a sala dos bebês está sendo modificada com a criação de um "solarium" para oferecer um ambiente mais estimulante. A substituição completa do telhado por telhas tipo trapezoidal também está sendo realizada, reforçando a infraestrutura do prédio.

O investimento estimado para essas melhorias é de R$ 500 mil. Vale ressaltar que esse montante abrange toda a escola CEI “Pedrinho”, garantindo uma abordagem integral nas reformas.

Já no âmbito da ampliação, o CEI está construindo quatro novas salas de aula, uma sala dedicada aos professores e um banheiro adicional. As obras incluem a execução de contra piso e alvenaria, bem como a remoção e reinstalação do reservatório de água. Adicionalmente, está sendo erguida uma passarela coberta para interligar a escola ao novo prédio ampliado. O investimento total para essa expansão está estimado em R$ 831 mil.

“Essas obras refletem o comprometimento da Prefeitura de Vinhedo e da Secretaria de Educação, em oferecer instalações modernas e adequadas para a educação infantil, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e ao bem-estar das crianças”, comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.

Reformas nas escolas

Até o momento, cerca de R$ 10 milhões já foram investidos em diversas escolas, abrangendo desde pequenas intervenções até reformas estruturais.  Além do CEI “Pedrinho”, outras instituições já passaram por intervenções que visam garantir um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e ao bem-estar dos alunos.

Como o CEI “Tia Anastácia” que vem recebendo uma reforma geral que abrange uma variedade de setores, indo desde a substituição do telhado até a revitalização total da infraestrutura elétrica.

Já a EM "Prof. André Franco Montoro", teve um investimento de R$ 2,5 milhões com reformas, para garantir a substituição completa do telhado, colocação de telhas metálicas trapezoidais e uma estrutura metálica de apoio, troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, a substituição do forro por um sistema de PVC em placas removíveis, além de muitas outras melhorias.

A EM "Dom Mathias" foi submetida a reformas na laje, e a EM "Dr. Jair Mendes de Barros", teve seu muro fechado. Na Escola Municipal "Profª Maria de Lourdes Von Zuben", a reforma concentrou-se na quadra e arquibancada, com a instalação de telhas nos vestiários.

Outras intervenções incluíram um investimento de mais de R$ 650 mil na troca de telhado da EM “Prof. Ricardo Junco Neto”, abrangendo tanto a estrutura da escola quanto a da quadra esportiva, sendo planejada a instalação de telhas metálicas do tipo trapezoidal.

A EM “Profª Antonia do Canto”, passou por diversas intervenções, que incluíram nova pintura, troca do telhado, reforma no banheiro, a construção de uma nova sala de Atendimento Educacional Especializado, entre outras melhorias.
Todas as obras estão sendo conduzidas de acordo com uma priorização estabelecida, e continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos.
Autor: Camille Heinzl