15 MAR 2024
Vinhedo supera marca de 300 casos de dengue
Foto: Victoria Sampaio
Município não adota o fumacê – nocivo ao meio ambiente, e recomendado quando a população do mosquito foge do controle

Até esta sexta-feira (15), Vinhedo registrou um total de 303 casos de dengue no município. Os bairros que registram maior quantidade de casos de dengue foram: Capela (87 casos autóctones – locais, e 9 importados), Vila João XXIII (54 locais e 2 importados), Vista Alegre (27 locais e 8 importados), Centro (27 locais e 7 importados), e Nova Vinhedo (15 locais e 2 importados).

A equipe da Zoonoses continua reforçando ações de controle contra a dengue nos bairros da cidade. A abordagem é feita nas casas, e com a autorização do proprietário, a equipe de combate contra a dengue entra no imóvel para a inspeção, coletando amostras, procurando possíveis criadouros, além de orientar e tirar dúvidas. A iniciativa do setor ocorre de casa a casa, semanalmente, o ano todo. Porém com reforço aos finais de semana nestes primeiros meses mais quentes.

A meta é reforçar a importância da população para a mudança de hábito e a auto inspeção de seus quintais, eliminando pontos que possam ser ou tornar-se criadouros do vetor Aedes aegypti.

10 minutos contra a dengue

Há alguns dias a Prefeitura de Vinhedo e a Câmara iniciaram a campanha "10 minutos contra a dengue", mobilização que pede a dedicação de pelo menos 10 minutos por semana para a luta contra a doença. Ao agir, uma vez por semana, a população consegue impedir que os ovos do vetor e larvas cheguem à fase adulta, assim impedindo a transmissão pelo mosquito. A ação também conta com folhetos e cartazes de conscientização, material que está sendo distribuído para estudantes da rede municipal.

Somando forças, a equipe de Zoonoses também vem desenvolvendo palestras, atividades educativas com apresentação em escolas da rede municipal de ensino e apresentação de teatro sobre o tema, usando uma linguagem lúdica com objetivo de formar multiplicadores para que o conhecimento seja disseminado gerando estímulo contínuo na eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti.

Contrapontos do fumacê

O método de pulverização, também conhecido como fumacê, para eliminar o Aedes aegypti apresenta diversos contrapontos. De acordo com o Ministério de Saúde, essa é uma estratégia emergencial de controle vetorial utilizado em regiões onde há proliferação descontrolada do mosquito e alta nos casos e óbitos das doenças. Além de o mosquito criar resistência ao produto, essa técnica não atinge as larvas, ele mata os mosquitos que estão voando, podendo atingir assim outros insetos, como abelhas, cuja população está em declínio. Além disso, essa solução também é temporária e prejudica o meio-ambiente.

Dessa forma, a Prefeitura de Vinhedo, pela Secretaria de Saúde, conforme as condições epidemiológicas do município, opta por não utilizar no momento o método de pulverização de inseticida (fumacê).

Como agir?

No site da Prefeitura de Vinhedo (link) é possível acessar o checklist de ações básicas pra se agir contra o mosquito transmissor da doença, como:

- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;

- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;

- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;

- Tampar ralos;

- Manter o vaso sanitário sempre fechado;

- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;

- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

Autor: Victoria Sampaio