21 MAR 2024
Estudantes distribuem panfletos em ação contra a dengue
Foto: Eliel Rezende
Iniciativa visa mobilizar as famílias a dedicarem, no mínimo, 10 minutos por semana na luta contra o mosquito vetor da doença

Alunos do CEI “Pequeno Polegar” saíram às ruas na tarde desta quinta-feira (21), para distribuírem panfletos de combate à dengue. A ação conjunta envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde e a Câmara Municipal, visa conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção da doença.

A iniciativa envolveu duas salas de aula que desenvolveram projetos relacionados à conscientização sobre a dengue. Os alunos saíram aos arredores da escola, que fica localizada na Vila João XXIII, região que apresenta um dos maiores índices de casos de dengue na cidade, para distribuir panfletos de casa em casa, elaborados em colaboração entre a Prefeitura de Vinhedo e a Câmara Municipal, com o título "10 minutos contra a dengue".

A equipe do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Vigilância em Saúde, acompanhou os estudantes na entrega dos panfletos, oferecendo auxílio na distribuição e orientações às famílias sobre medidas preventivas.

Os folhetos contêm um checklist com ações semanais a serem realizadas dentro dos domicílios. O propósito é que os moradores cumpram essas etapas e marquem cada uma como concluída.

Dentre as medidas indicadas estão à vedação adequada da caixa d'água e a limpeza das calhas, a verificação da bandeja da geladeira para evitar acúmulo de água, a inversão de garrafas vazias e baldes com a boca para baixo, o uso de areia nos vasos de plantas, a manutenção de ralos limpos e com telas, entre outras tarefas.

A ação busca mobilizar todos os cidadãos a dedicarem, no mínimo, 10 minutos por semana na luta contra o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

E além dos folhetos distribuídos, aqueles interessados também podem acessar o checklist completo através deste link e estabelecer sua própria rotina como agente residencial de combate à dengue.

Autor: Camille Heinzl