21 MAR 2024
Residências de Vinhedo ainda recusam vistoria da equipe de combate à dengue
Foto: Túlio Delaqua
403 imóveis estavam fechados e 85 moradores optaram por não receber a equipe

Apesar dos constantes alertas feitos pela Prefeitura de Vinhedo para que todos possam combater a dengue, muitas residências ainda se recusam a receber a equipe de controle da Zoonoses. Desde o início das intensificações de ações de combate contra o Aedes aegypti, 1.035 imóveis em Vinhedo foram abordados, mas destes 403 encontravam-se fechados e em outros 85, os profissionais receberam a recusa dos moradores, impedindo a entrada para a vistoria.

Além destes, 65 imóveis foram trabalhados parcialmente (vistoria realizada quando o proprietário não está em casa, mas a equipe consegue observar mesmo de fora do imóvel a área externa, como um jardim por exemplo) e 23 amostras de larvas foram coletadas (sendo que em 19 imóveis as larvas analisadas foram positivas para o Aedes aegypti).

A abordagem é feita nas casas aos finais de semana nos bairros com maior índice de casos de dengue, e com a autorização do proprietário, a equipe de combate contra a dengue entra no imóvel para a inspeção, coletando amostras, procurando possíveis criadouros, além de orientar e tirar dúvidas.

Todos os imóveis onde foram encontradas as larvas receberam o retorno de visita com as análises das larvas, realizadas pelo Setor de Zoonoses.

Importância das vistorias

Eliminar criadouros é a maneira mais eficaz de combater o mosquito. Por isso, é necessária a mobilização da população para a eliminação de criadouros e cuidados diários para evitar água parada, não se recusando a receber os profissionais no momento da visita.

“Os profissionais de saúde que realizam as vistorias possuem treinamento e são qualificados para detectar possíveis criadouros que podem passar despercebidos pelos moradores e representar risco para a proliferação do Aedes aegypti. No momento da visita esses profissionais realizam orientações educativas, esclarecem dúvidas e auxiliam de maneira técnica,” explica Aline Garcia Domingos, oficial de controle de Zoonoses.

Onde foram encontradas larvas?

O padrão da maioria dos recipientes existentes onde foram coletadas é de criadouros móveis, passíveis de remoção e de fácil eliminação de água pelos moradores, como: latas e recipientes plásticos, ou de locais que necessitam medidas de controle adequado, como é o caso de depósitos de construção, piscinas e ainda em recipientes naturais como as bromélias ou oco de árvore.

O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. O mosquito possui comportamento urbano, vive próximo ou dentro das residências e deposita seus ovos nas paredes de recipientes artificiais.

Casos de dengue em Vinhedo

Vinhedo decretou estado de emergência por epidemia de dengue nesta segunda-feira (18). A cidade registrou, até esta quinta-feira (21), um total de 399 casos de dengue, sendo 47 destes importados (quando a pessoa se infecta em outra cidade). As regiões mais afetadas na cidade são: Capela (126 casos locais e 9 importados), Vila João XXIII (80 casos locais e 2 importados), Vista Alegre (30 casos locais e 8 importados), Centro (31 casos locais e 7 importados) e Nova Vinhedo (20 casos locais e 2 importados).

Autor: Victoria Sampaio