28 MAR 2024
Inaugurações e festa da Uva celebram os 75 anos de Vinhedo
Programação tem início na próxima terça-feira, 2 de abril, com a abertura da Festa da Uva
Com o slogan “Celebrando a história, olhando para o futuro”, Vinhedo vai festejar mais um ano de emancipação política-administrativa. Nele cabem o olhar para o passado e a construção do futuro com a entrega de obras que chegam pra trazer mais qualidade de vida aos quase 80 mil vinhedenses.

A comemoração tem início em 2 de abril, data de aniversário da cidade, com a abertura da 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho, no Parque Municipal “Jayme Ferragut”. Com extensa programação, o evento segue até 14 de abril, em 10 dias de festa, com shows com artistas locais e regionais, praça de alimentação, circo, parque de brinquedos infláveis e a comercialização de frutas e vinhos. A programação completa pode ser conferida em festadauvadevinhedo.com.br.

Pelo segundo ano consecutivo a Esquadrilha da Fumaça, da Academia da Força Aérea, marcará presença. Com apresentação no céu de Vinhedo, às 11h30, o público deverá se concentrar na frente do próprio parque para acompanhar as manobras e o show de fumaça.

Inaugurações

Entre as obras que serão entregues pela Prefeitura de Vinhedo os destaques estão na inauguração do Pronto Atendimento na Capela e as revitalizações da Represa 1 “João Gasparini” e do Portal do Cristo.

O novo Pronto Atendimento (PA) da Capela terá atendimento 24h por dia. O projeto faz parte da incorporação do antigo PA da Capela com a Policlínica, tornando os dois em um grande Centro de Especialidades para moradores da Capela, e que ainda se soma ao CASM - Centro de Atenção à Saúde da Mulher.

A estrutura contará com cinco consultórios, salas de classificação de risco, observação (adulta e pediátrica) e urgência, e uma sala de isolamento. No total, a unidade terá 12 leitos. Além disso, a recepção ganhará maior espaço no atendimento, com 60 novos assentos. A obra teve orçamento de cerca de R$ 8,4 milhões e a Prefeitura ainda vai dispensar R$ 1,5 milhões na compra de equipamentos e mobiliário para o local.

Um dos principais pontos de lazer do vinhedense, a Represa 1 “João Gasparini” foi totalmente remodelada. Do calçamento, antes de terra, agora com piso intertravado, às pontes que dão mais segurança e beleza ao local, a proposta foi revitalizar essa área tradicional para a prática da caminhada e corrida. Além disso, o tanque segue com desassoreamento, o que vai aumentar a capacidade de reserva de água bruta para a cidade.

Já o Portal do Cristo, além de mais bonito e usual, também estará mais acessível. No local, as torres do mirante foram removidas e uma passarela vai ligar a concha acústica à cafeteria.

Na área da educação, a Prefeitura tem investido em reformas, modernização e ampliação das unidades. Três trabalhos serão concluídos nos próximos dias e também integram os eventos com os alunos dessas unidades recepcionado as autoridades, suas famílias e o público em geral: CEI Saci, EM “Ricardo Junco Neto” e EM “André Franco Montoro”

A programação ainda inclui a entrega das novas ruas do Jardim 3 Irmãos, a revitalização da Praça do Aquário e a reforma do Centro Médico “Dr. João Manoel Matheus”, entre outras atividades.

Todos os eventos são abertos ao público, principal motivo dessas realizações.

Autor: Rafael Faria