Mais de 450 alunos tiveram a oportunidade de lançar seus foguetes durante a última semana
Na última semana, mais de 450 alunos das escolas municipais de Vinhedo participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este evento, promovido anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), é uma olimpíada experimental que desafia os estudantes a construir e lançar foguetes a partir de bases desenvolvidas por eles mesmos. As escolas participantes incluíram “Integração”, “Ricardo Junco”, “Nilza Ferragut”, “Abrahão Aun”, “Cláudio Gomes”, “Maria de Lourdes” e “CIC Eduardo Von Zuben”.
A MOBFOG é uma competição prática na qual equipes de até três alunos, distribuídas em cinco níveis conforme a série escolar e o tipo de combustível utilizado, competem pelo lançamento mais distante de seus foguetes. Os professores são responsáveis por reportar os alcances obtidos pelas equipes para a organização da competição.
Os melhores desempenhos são reconhecidos com medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, as três melhores equipes de cada escola, que alcançarem distâncias superiores a 100 metros nos níveis 3, 4 ou 5, são convidadas a participar das Jornadas de Foguetes. Este evento presencial ocorrerá em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre agosto e dezembro de 2024, reunindo as equipes mais destacadas de todo o país.
No último ano, quatro alunos da rede municipal de Vinhedo foram premiados. Glauco Henrique Favero Mandira, Ágata Moreira e Silva, e Francisco Tosha Salgado conquistaram a medalha de prata, enquanto Pedro Otavio Araujo Escobar foi agraciado com a medalha de ouro.
A participação dos alunos de Vinhedo na MOBFOG reflete o engajamento das escolas municipais de Vinhedo no incentivo às atividades científicas e experimentais, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática e desenvolver habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.