O projeto ressignificando a aprendizagem visa a inclusão e suporte para estudantes com dislexia, TDAH, cognição limítrofe, entre outros diagnósticos
Em conformidade com a Lei nº 14.254, a Rede Municipal de Educação de Vinhedo desenvolve o Projeto Ressignificando a Aprendizagem, destinado a atender alunos com transtornos de aprendizagem. O projeto visa a inclusão educacional e o suporte especializado para estudantes com Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Cognição Limítrofe, entre outros diagnósticos.
O projeto atende atualmente 76 alunos do ensino fundamental I e II. Estes alunos recebem acompanhamento de profissionais qualificados, com formação em pedagogia e especialização em psicopedagogia. As intervenções realizadas são planejadas para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem, respeitando as particularidades de cada transtorno.
A iniciativa busca assegurar que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, conforme estabelecido pela legislação vigente. O objetivo é promover um ambiente inclusivo onde todos os alunos possam desenvolver suas capacidades plenamente.
As intervenções incluem atividades personalizadas e estratégias adaptadas às necessidades de cada aluno. O foco está em proporcionar um suporte pedagógico adequado, que possibilite a esses estudantes superar as dificuldades associadas aos transtornos de aprendizagem.
O Projeto Ressignificando a Aprendizagem representa um avanço significativo no apoio educacional especializado, alinhando-se às diretrizes nacionais de inclusão e aos direitos garantidos pela Lei.