Projeto intitulado 'Circuito Cultural de Inclusão' teve como objetivo promover reflexões sobre a cultura e a relação com o meio ambiente
Os alunos da Escola Municipal “CIC Eduardo Von Zuben”, participaram do projeto 'Circuito Cultural de Inclusão' entre os dias 10 e 21 de junho, com foco em sustentabilidade e cultura. A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a ONG ImageMagica e o apoio da empresa White Martins, teve como objetivo promover reflexões sobre a cultura e a relação com o meio ambiente.
Durante o circuito de atividades, temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram abordados, incentivando os participantes a refletirem sobre sustentabilidade, economia de água e poluição. Os arte-educadores do projeto organizaram oficinas que incluíram a plantação de hortas na escola, visando aumentar a consciência e a responsabilidade dos alunos em relação ao futuro ambiental.
Além da criação da horta, os alunos participaram de um jogo de tabuleiro temático dos ODS, proporcionando uma abordagem lúdica para a sustentabilidade. As atividades incentivaram o trabalho em equipe e a compreensão de como a cultura pode contribuir para a aprendizagem.
Um dos destaques do projeto foi a prática das "saídas fotográficas", onde os alunos usaram celulares para capturar imagens dentro da escola, com foco na educação ambiental. As fotografias foram acompanhadas de legendas criadas pelos alunos, visando complementar a mensagem transmitida. As imagens resultantes foram exibidas em uma exposição nos corredores da escola, aberta à comunidade e visitantes.
O encerramento do projeto ocorreu no dia 21 de junho, com a peça teatral “Vovó Terra”, apresentada pela Cia das Madás, e a entrega de certificados de participação e produtos culturais desenvolvidos pelos alunos. A solenidade contou com a presença de colaboradores da White Martins e da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Vinhedo, destacando a importância da integração entre educação, cultura e sustentabilidade.