Programa é um dos passos para que município possa implementar uma política de educação integral
Mais de 8 mil vagas para crianças e adolescentes são ofertadas na Rede Municipal de Ensino no programa de Contraturno Escolar, movimento intersetorial com múltiplas linguagens na educação, para além dos muros das escolas. O projeto, iniciado no ano passado, é um dos passos para que Vinhedo possa implementar uma política de educação integral no município.
Neste ano, foram oferecidas cerca de 5 mil vagas no Ensino Fundamental e outras 3 mil vagas na Educação Infantil, com projetos inovadores e de impacto social, a partir de propostas diversificadas, com respeito aos contextos, respeitando a necessidade dos alunos e autonomia das escolas.
Propostas como: música, educação ambiental, astronomia, grupo de estudos, fanfarra teatro, esportes, projeto Vestibulinho, projeto matemática avançada, projeto olimpíadas, projeto ressignificando aprendizagens, oficina de redação, oficina de fotografia, desenho, letramento digital, aprendizagem criativa, francês, movimentos grêmios estudantis, dança e lions quest. Ainda estão previstas novas modalidades a partir do segundo semestre como contação de histórias e oficinas de circo.
O objetivo das atividades no contraturno escolar é diversificar a oferta de práticas educativas, esportivas, culturais e sociais na escola. Assim, com mais opções fora do horário convencional, os alunos têm a possibilidade de desenvolverem novas habilidades e melhorarem o desempenho naquilo que realmente gostam.
Autor: Ana Cândida Briski