O evento tem como objetivo principal promover a conscientização e a implementação de ações locais e sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos brasileiros
Pela primeira vez, dois clubes de Educação Ambiental da cidade de Vinhedo estão envolvidos na maior gincana nacional de cuidado com os corpos d'água do Brasil, a Primavera X. A edição de 2024 do evento tem como objetivo principal promover a conscientização e a implementação de ações locais e sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos brasileiros. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e visa engajar jovens, escolas, professores e comunidades em atividades de proteção das águas.
A gincana, que ocorre em formato semanal, é composta por seis missões que incentivam os participantes a conhecer e cuidar das microbacias hidrográficas de seus territórios. Criada durante a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em 2018, a Primavera X já mobilizou milhares de crianças e jovens em todo o Brasil, promovendo ações como a limpeza de rios, a revitalização de nascentes e o cuidado com microbacias hidrográficas.
Em Vinhedo, duas ligas foram formadas: a Liga Protetores da Natureza, da Escola Municipal “Jair Mendes de Barros”, e a Liga Plantinhas, do “CIC Eduardo Von Zuben”. Ambas as equipes já estão em atividades práticas de estudo e preservação de microbacias locais.
A Liga Protetores da Natureza está focada na microbacia Sterzeck, realizando estudos sobre as nascentes e córregos da região. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com especialistas do Consórcio PCJ, visitar a Represa V e conhecer as instalações da Sanebavi para entender melhor o processo de tratamento de esgoto e o abastecimento de água da microbacia.
A Liga Plantinhas está trabalhando na microbacia São Bento/Capela e realizou visitas à Represa IV, além de estudos de campo. Entre as atividades planejadas pela liga está a organização de um mutirão para a revitalização da microbacia, com plantios e um evento comunitário envolvendo uma caminhada e um piquenique.
Os Game Masters (GMs), responsáveis por guiar os jovens ao longo da gincana, desempenham um papel importante no suporte às equipes. Em Vinhedo, os GMs são as educadoras ambientais Rosângela Grigolleto e Clara Bernardino e o professor de ciências Vitor Thomé, que têm atuado como facilitadores nas ações propostas pelas ligas.
A gincana segue os princípios da Jornada X, conhecida pelos "4 Fs": gratuita, rápida, divertida e fantástica (Free, Fast, Fun & Fantastic). As missões incluem a formação das ligas, o estudo das microbacias, a mobilização de redes de apoio, o desenvolvimento de soluções e a realização de um mutirão final, que culmina na execução das ações planejadas.
A Primavera X busca, por meio da participação coletiva, promover uma maior conscientização sobre a importância da preservação dos corpos d'água no Brasil.