A Academia ARES-PCJ promoveu, nesta terça-feira (22), um evento que discutiu as aplicações da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas (IoT) no setor de saneamento básico. Representando a Sanebavi, participou do workshop o diretor de Estações de Tratamento de Água, Gabriel Carvalho, que trouxe a Vinhedo importantes novidades e aprendizados sobre o tema.
Com o objetivo de aprimorar os serviços de saneamento, o encontro abordou como as tecnologias emergentes podem melhorar aspectos operacionais, a qualidade do atendimento e a eficiência na gestão de recursos. As discussões focaram em como o monitoramento inteligente e a automação de processos podem contribuir para a universalização dos serviços de saneamento. Esses avanços tecnológicos são essenciais para transformar o setor, permitindo uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos e uma resposta mais ágil às demandas da população.
As palestras foram conduzidas por renomados profissionais do setor, como Carlos Amadeu Schauff, consultor técnico do CNQA, vice-presidente do IPEG e membro da Academia Brasileira da Qualidade; Felipe Tavares, economista-chefe do CNC e conselheiro da Augen Engenharia e Jacqueline Caselli, da coordenadoria de Gestão da Qualidade da SANASA Campinas.
A discussão sobre a implementação da Inteligência Artificial e da IoT é essencial para o futuro do setor, pois possibilita uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos e a minimização de perdas, contribuindo para a sustentabilidade.