Atividade reuniu cerca de 60 educadores de diversos municípios das Bacias Hidrográficas PCJ
Na última sexta-feira (23), a Sanebavi esteve presente no 3º Encontro do Projeto Gota d’Água 2025, realizado na Mata Santa Genebra, em Campinas. Promovido pelo Consórcio PCJ, o evento reuniu cerca de 60 educadores de diversos municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), com o objetivo de promover experiências práticas voltadas à preservação ambiental.
Com o tema “Conhecendo nossa biodiversidade: Mata Santa Genebra”, o encontro proporcionou uma imersão em um dos principais remanescentes de Mata Atlântica da região. A atividade começou com uma apresentação institucional no auditório da Fundação José Pedro de Oliveira, seguida por uma visita guiada pelas trilhas da reserva.
Durante o percurso, os participantes conheceram a Trilha do Jatobá onde se destaca uma árvore com cerca de 30 metros de altura, o Borboletário Santa Genebra, o Laguinho da Sanã e a Trilha dos Canxins, que permite a observação de aves e contato direto com a natureza.
A Sanebavi foi representada pela assessora de Meio Ambiente, Mara Reis, e pela assistente social, Ana Paula Nicésio, que destacaram o valor do encontro para o fortalecimento da educação ambiental. “Vivências como essa reforçam a importância de proteger a biodiversidade que existe nas Bacias PCJ. Estar em contato com esse ambiente nos ajuda a compreender melhor a relação direta entre a preservação da natureza e a qualidade da água que consumimos”, destacaram. Também participaram representantes das secretarias de Educação e de Planejamento Ambiental de Vinhedo.
O Projeto Gota d’Água é uma das principais iniciativas do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. A iniciativa envolve anualmente cerca de 5 mil educadores e 140 mil estudantes em 50 municípios consorciados. Em 2025, o tema norteador das ações é “Água: Guardiã da Biodiversidade”, com nove encontros previstos ao longo do ano.