Reformas, parcerias e ações ambientais marcam o retorno às atividades escolares
Nesta quarta-feira (30), mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo retornam às aulas após o recesso de julho. A retomada das atividades vai até dezembro, abrangendo desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos.
Durante o recesso, diversas unidades escolares passaram por reformas. A Escola Municipal Abrahão Aun, por exemplo, está na fase final de suas obras, que proporcionarão um ambiente mais moderno e acolhedor para os alunos.
Vinhedo também celebra conquistas importantes, como a obtenção do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que será entregue ao município neste mês. Este selo é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (DIPERQ/SECADI), e reconhece as secretarias de educação comprometidas com a implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008. O Selo é integrado à Política Nacional de Equidade e promove o fortalecimento institucional das redes públicas que desenvolvem políticas educacionais voltadas à equidade racial e quilombola. Vinhedo foi uma das 20 cidades premiadas em todo o país, refletindo o empenho da cidade na implementação dessas políticas.
Além disso, foram firmadas parcerias com os Institutos Federais de Hortolândia e Campinas, que trarão novos projetos para o segundo semestre, com ênfase na sustentabilidade e educação ambiental. Um dos destaques será a realização da I Conferência Ambiental, com a participação ativa dos alunos, que visa promover a conscientização ambiental na comunidade escolar.
“Com o retorno às aulas, Vinhedo não apenas marca o reinício das atividades escolares, mas também reforça seu compromisso com um futuro mais inclusivo e sustentável, onde educação e consciência ambiental caminham lado a lado, criando oportunidades reais para o desenvolvimento de todos”, destaca a Secretaria de Educação.