Exposição oferece experiência presencial e tour virtual ao público
Nesta quinta-feira (7), o Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira” recebeu a cerimônia de abertura da edição 2025 do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV). O evento contou com a presença de autoridades municipais, artistas participantes e representantes da comunidade cultural, celebrando mais de três décadas de incentivo às artes visuais no município.
Reconhecido como um dos principais marcos da agenda cultural vinhedense, o SAV reúne nesta edição 123 obras de 86 artistas, selecionadas por comissão formada por profissionais das Oficinas Culturais de Vinhedo. Durante a avaliação, também foram definidos os trabalhos contemplados com os prêmios Aquisitivo e Honorífico.
A visitação presencial é gratuita e pode ser feita até 13 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A partir de 20 de agosto, o público também poderá explorar o tour virtual da exposição, composto por fotografias em 360º e recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução em Libras. O ambiente digital oferecerá ainda informações sobre os conceitos e contextos das obras, ampliando o acesso e alcançando públicos de diferentes regiões.
Além das obras selecionadas, o evento apresenta um mural externo criado pelo artista valinhense Genivaldo Amorim, viabilizado pelo projeto “Pense em Tuvalu”, contemplado no Edital Fomento CULTSP PNAB nº 25/2024. Outro destaque é a Sala Especial dedicada à homenageada Eloísa Belinello Budney, artista e arte-educadora com mais de 30 anos de atuação em Vinhedo e premiada na primeira edição do SAV, em 1995.
O Salão de Artes Visuais segue fortalecendo o diálogo entre a produção artística contemporânea e o público, consolidando-se como espaço de valorização e difusão cultural no cenário regional.
Serviço
Salão de Artes Visuais de Vinhedo 2025
Data: de 8 de agosto a 13 de setembro.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Local: Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira” (Rua Monteiro de Barros, nº 101 - Centro).
Entrada Gratuita