Ações serão realizadas durante o mês de novembro com profissionais da saúde e das comunidades terapêuticas
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo realizará durante todo o mês de novembro ações com profissionais da saúde e das comunidades terapêuticas para diagnosticar precocemente casos de tuberculose no município.
O trabalho de sensibilização dos profissionais enfatiza a importância sobre os sinais, sintomas e tratamento adequado da doença e do vínculo do paciente com seus familiares para evitar o abandono do tratamento e consequentemente, reduzir a transmissão da tuberculose.
O tratamento da tuberculose é gratuito oferecido na rede pública de saúde, com a duração média de 6 meses. Tem cura, quando realizado no período e com o acompanhamento preconizado.
Em Vinhedo, funcionam três comunidades terapêuticas com aproximadamente 60 residentes e 15 profissionais.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Kock, que atinge principalmente os pulmões, podendo atingir outros órgãos como rim, gânglios e ossos.
A doença é transmissível pelo ar em contato com o doente. Os sintomas mais comuns são: tosse há mais três semanas, com ou sem catarro; febre baixa; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento e cansaço.
No Brasil, segundo dados apresentados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, estima-se 85 mil casos novos e o registro de 5 mil óbitos por ano.