A Guarda Civil Municipal de Vinhedo atuou de forma rápida e estratégica para impedir uma nova ação de furto a estabelecimentos comerciais da cidade. Na tarde da última quarta-feira (12), um veículo já monitorado por envolvimento em furtos anteriores foi identificado entrando em Vinhedo por meio do sistema de Alarme de Inteligência Veicular, operado pelo COI (Centro de Operações Integradas) de Vinhedo.
O alerta indicava o mesmo automóvel suspeito de participar de furtos em supermercados nos dias 15 e 16 de setembro. O carro entrou no município no período da tarde, pela Estrada da Boiada, vindo de Valinhos. De imediato, equipes da GCM de Vinhedo iniciaram o patrulhamento preventivo com o objetivo de localizar o veículo.
Durante as buscas, o automóvel foi avistado deixando Vinhedo. Após breve acompanhamento, a abordagem foi realizada com apoio da Guarda Civil de Valinhos. No carro estavam cinco mulheres. A GCM de Vinhedo efetuou a busca pessoal, não encontrando produtos ilícitos com as ocupantes. Entretanto, ao ser questionada sobre itens dentro do veículo, a condutora confessou ter subtraído chocolates em supermercados da cidade.
Na busca veicular, os guardas encontraram: 63 chocolates (61 barras e 2 caixas); 12 peças de roupa sem nota fiscal; Produtos de higiene e limpeza, como escovas de dente, enxaguante bucal, desodorante em gel, shampoo e detergente; Acessórios, incluindo duas presilhas de cabelo; Quatro gloss labiais e bolsas utilizadas para a prática dos furtos.
As cinco suspeitas foram conduzidas ao 1º Distrito Policial de Valinhos, onde a prisão em flagrante por furto qualificado foi ratificada. Uma das envolvidas tentou se identificar com dados inconsistentes, mas foi reconhecida por meio da biometria facial do sistema Muralha Paulista, que revelou quatro mandados de prisão em aberto por furto. As detidas permaneceram à disposição da Justiça e seriam encaminhadas à Cadeia Pública Feminina de Paulínia.
Os itens reconhecidos chocolates e produtos de higiene e limpeza foram devolvidos ao estabelecimento comercial vítima. O restante dos produtos, além dos celulares das autoras, foi apreendido pela polícia. O veículo utilizado no crime também foi confiscado e encaminhado ao pátio de Cosmópolis.