IoT será um dos temas abordados nesta quinta-feira, 28, durante o I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que acontece em Vinhedo
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) apresenta a prefeitos, gestores e vereadores que participam nesta quinta-feira, 28, em Vinhedo, do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, a primeira plataforma com código aberto desenvolvida no país para aplicação de Internet das Coisas.
Batizada de Dojot e lançada recentemente, a plataforma já está disponível para uso e pode, na opinião do coordenador de IoT do CPqD, Juliano João Bazzo, contribuir com o planejamento estratégico dos municípios, impulsionando as atividades nas Cidades Inteligentes, Indústria e Agricultura. “Vai ajudar as cidades a criar um ambiente propício para startups, gestão de dados e buscar formas para utilização de rentabilização dos dados”, observa.
A Dojot foi desenvolvida com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações (Funtel), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e Finep, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação em Campinas (CTI) e a Universidade de Fortaleza.
Para Bazzo, a Internet das Coisas poderá impactar na vida das pessoas da mesma forma que aconteceu com a Internet no final dos anos 90, agora através da conexão entre máquinas. “Na área de saúde, por exemplo, nossas condições clínicas poderão ser monitoradas com sensores vestíveis e antecipando várias doenças. O poder público municipal tem um papel fundamental para criar um ambiente para que empresas possam explorar negócios de IoT em nossas cidades, através de arquiteturas e modelos de contratação que favoreçam a sociedade, a economia compartilhada, a abertura dos dados, a criação de startups, entre vários outros aspectos”, observa do coordenador de IoT.
Fórum de Cidades Digitais
O uso da tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos será o foco do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que acontece nesta quinta-feira, 28, em Vinhedo, por meio de uma parceria entre em Rede Cidade Digital (RCD) e Prefeitura de Vinhedo. Na pauta do encontro, modelos em andamento nos municípios, soluções de mercado e políticas do governo federal.
O evento é gratuito para gestores públicos e as inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira pelo site . A iniciativa tem o patrocínio máster da Mitra Sistemas, ouro da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio do Intercity Hotéis.
Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista
28 de Setembro, em Vinhedo
Início: 08h30
Local: Auditório do CEPROVI – Av. Independência, n° 5407 Jd. Alba
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br