17 MAI 2017
PREFEITO
Prefeitura de Vinhedo prossegue com ações de conscientização do trânsito durante o Maio Amarelo

A Prefeitura de Vinhedo prossegue com as ações em apoio à campanha Maio Amarelo, por meio das secretarias de Transportes e Defesa Social e de Educação, em parceria com o DETRAN, com o objetivo de levar conscientização sobre o trânsito a estudantes, pedestres, motoristas e motociclistas. Nesta semana há uma agenda intensa de atividades.

“Nós estamos conscientizando o povo de Vinhedo. Segundo informações, 94% dos acidentes são causados pela falha humana. E a cada dia você vê problema no trânsito. Nós temos os pedestres, que têm que utilizar a faixa. Temos os veículos, que devem parar para que os pedestres atravessem a faixa. Nós temos os motociclistas também. Enfim, temos uma série de questões que precisam ser pensadas. Você pode colaborar nesse Maio Amarelo. É um momento de esforço, de concentração para que a gente possa conscientizar sobre o respeito à vida”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

O prefeito Jaime Cruz participou, na segunda-feira, 15, de uma ação conjunta da Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura, por meio de agentes de trânsito e guardas municipais, e do DETRAN, com a distribuição de material informativo no semáforo que fica no cruzamento das ruas Manoel Matheus com Humberto Pescarini, no Centro de Vinhedo.

As atividades estão sendo levadas também para as escolas. Desde o último dia 10, até o final do mês, a Secretaria de Transportes e Defesa Social, por meio da equipe Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), divisão da Guarda Civil Municipal, apresenta em diversas escolas infantis um teatro de fantoches para trabalhar a conscientização sobre o trânsito com as crianças.

Já para diversas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão sendo promovidas palestras sobre o tema. Na segunda-feira, 15, na EM Dom Mathias, foi promovida uma palestra para alunos da EJA. Na terça-feira, 16, foi a vez dos estudantes da EM Dr. Abrahão Aun. Hoje o evento é direcionado aos estudantes da EJA da EM Dom Mathias e na sexta-feira, 19, haverá teatro de fantoches para os alunos do CEI Monteiro Lobato.

O Amarelo

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

17/05/2017