Nesta quinta-feira, dia 16, o prefeito Jaime Cruz deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, para o biênio 2017/2018. A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Secretaria de Assistência Social e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Nil Ramos, do vereador Carlos Florentino, dos secretários municipais Alcides Vendemiatti Junior (Assistência Social), Edison Ruiz (Governo), Elvis Tomé (Controladoria), Gustavo Leon de Mattos (Administração) e do chefe de Gabinete da Prefeitura, Eduardo Gurian, além da presidente do Conselho na gestão passada, Veriam dos Santos Bassan e antigos e novos conselheiros.
Em seu discurso, o prefeito Jaime Cruz destacou a importância da atuação dos Conselhos Municipais e do projeto Selando Parcerias, considerado o mais importante projeto social do município, pelo qual a Prefeitura repassa recursos financeiros às entidades para o desenvolvimento de projetos em benefício da população. “Nossa história de vida e de luta na área social é antiga, desde os tempos dos ‘sem casa’. Vinhedo é uma das raras cidades do Brasil que fomentam políticas públicas sociais em parceria com entidades do município e esta relação é a mais assertiva e que promove ações positivas para a comunidade, com mais rapidez e qualidade também. Por isso trabalhamos com foco no ser humano. Mesmo com os problemas financeiros que estamos enfrentando atualmente não deixaremos de investir no projeto Selando Parcerias, porque concentramos as ações sociais do governo em parcerias com estas, onde são desenvolvidos importantes projetos para o cidadão”, disse o prefeito Jaime Cruz.
Em 2017 serão repassados quase R$ 9 milhões pela Prefeitura aos projetos desenvolvidos pelas entidades. De 2013 a 2017, por exemplo, o aumento referente ao valor repassado pelo Selando Parcerias foi de 31,86%, enquanto a inflação acumulada totalizou 25,27%. Neste período a arrecadação da Prefeitura aumentou apenas 8,63%.
O secretário de Assistência Social ressaltou em seu discurso a importância do papel dos conselheiros tutelares. “Na gestão do prefeito Jaime Cruz os conselhos municipais têm autonomia e liberdade para atuar em prol da sociedade. Esta democracia é importante para o desenvolvimento dos trabalhos dos conselheiros”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal disse que irá propor, por meio de legislação, o dia do conselheiro municipal, como forma de homenagear as pessoas que exercem a função.
Conselho Municipal de Assistência Social
O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) é um órgão deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo da Política de Assistência Social, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura.
Serão sete conselheiros representantes da sociedade civil e sete do poder público, além de 14 suplentes.
Entre as atribuições do CMAS estão definir as prioridades da política de assistência social; atuar na formação de estratégias e controle da execução da política de assistência social; propor critérios e acompanhar a programação e as execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social, bem como fiscalizar a movimentação e a aplicação de recursos; acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de assistência prestados à população, além de serinstância de controle social do programa Bolsa Família e outras funções estabelecidas por meio da .
Novo presidente
Após a cerimônia de posse dos novos conselheiros foi realizada a primeira reunião, onde foi eleito o novo presidente do Conselho de Assistência Social para o biênio 2017/2018. O cargo será ocupado por Camila Fernanda de Faria Jorgino Palhares e Laís da Silva Fleury terá a função de vice-presidente.
Conselho Municipal da Assistência Social
Representantes do Poder Público
– Secretaria Municipal de Assistência Social:
Titular: Laís da Silva Fleury
Suplente: Raquel Rosária Coelho
– Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos:
Titular: Renata Beloni
Suplente: Dra. Silvana Aparecida Colodino Ivanoff
– Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Sueli Bufalo Paffaro
Suplente: Celia Regina Contin Borges
Secretaria Municipal de Saúde:
Titular: Elaine dos Santos Camargo
Suplente: Maria Regina Guedes Mendonça
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer:
Titular: Carlos Henrique Gomes da Silva
Suplente: Pedro Rosa
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo:
Titular: Geraldo Cangussú Alves Júnior
Suplente: José Carlos dos S. Silva
Secretaria Municipal da Fazenda:
Titular: Guilherme de Oliveira Manoel
Suplente: Julmara Santos
-Representantes da Sociedade Civil:
– Segmento das Entidades e Organizações de Assistência Social ; Trabalhadores da área de Assistência Social no âmbito municipal e Segmento dos usuários ou de organização de usuários da Assistência Social.
– Titular: CEIVI – Centro Especialidades Integradas de Vinhedo, representado por Camila Fernanda de Faria Jorgino Palhares
– Suplente: Itacolomi Instituto de Apoio Social de Vinhedo – representado por Leandro Augusto Crispim
Titular: LAR CAB – Lar Augusto Braga, Jeiziene Freitas de Oliveira Marinho
Suplente: AVEHA – Associação Vinhedense do Homem do Amanhã, representado por Mirian Rose de Andrade Pereira
Titular: ARCA – Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial, representado por Silvia Helena Biazon Bandeira Perboni
Suplente: Reencontro – Sociedade e Família, representado por Rosania Gizele Barros Faria
Titular: LEAL – Lar Escola Amor e Luz, representado por Vilma Passete Cardoso
Suplente: ACOVEC – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura, representado por Priscilla de Oliveira Couto Barbi
Titular: LAR DA CARIDADE, representado por Gislene Martins Corsi
Suplente: APABEX – Associação de Pais Banespianos de Excepcionais, representado por Vanessa Carneiro Casas Ferreira Brustolin
Titular: Associação Esperança para todos – AFETO, representado por Vânia Regina Severino
Suplente: APABEX – Associação de Pais Banespianos de Excepcionais, representado por Yvete Neves Washington Sbragia –
Titular: Maria Aparecida Rodrigues – do segmento dos usuários – LARCAB
Suplente: Márcia Barbosa de Oliveira – do segmento dos usuários – CEIVI