07 FEV 2017
PREFEITO
Prefeitura realiza no dia 18 ação para combater mosquito Aedes Aegypti em Vinhedo

Segundo Mutirão de Combate será promovido em parceria com a EPTV

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma ação no município para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana. A atividade será promovida no dia 18, em parceria com a EPTV, que lançou nesta terça-feira, dia 7, a segunda edição do Mutirão de Combate ao mosquito, contando também com a participação de municípios da região.

O prefeito Jaime Cruz participou da reunião de lançamento do Mutirão, que ocorreu em Campinas e elogiou a iniciativa da emissora de TV em promover, mais uma vez, uma ação conjunta entre os municípios, tendo como principal foco a conscientização da população sobre o tema. “A cada ano precisamos redobrar os esforços para combatermos o Aedes aegypti e controlarmos as arboviroses, mas destacamos que somente com empenho e ajuda da população conseguiremos eliminar os criadouros do mosquito, promovendo com sucesso as ações preventivas para garantir a saúde da população”, comentou o prefeito Jaime Cruz, para o diretor e controlador da EPTV, Antonio Carlos Coutinho, o Toni. Também estavam presentes prefeitos das cidades da região, da área de cobertura da emissora.

Durante a reunião ficou decidido que todos os municípios envolvidos na segunda edição do Mutirão de Combate ao Aedes aegypti realizarão ação no sábado, dia 18. A Prefeitura irá organizar a atividade promovendo uma ação conjunta com diversas secretarias municipais, tendo como foco o trabalho de combate e controle ao mosquito.

Primeiro mutirão realizado em Vinhedo

No ano passado a Prefeitura realizou em parceria com a EPTV o primeiro Mutirão de Combate ao Aedes aegypti. Uma Blitz educativa foi feita, em diversos pontos da cidade, com auxílio da Guarda Municipal, do grupo de escoteiros e oficiais de zoonoses com objetivo de alertar a população, por meio de faixas e entrega de material educativo, sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito.

“Foi uma ação muito produtiva, onde tínhamos o papel de convencer a população a ajudar nesta causa tão importante. Os escoteiros tiveram um papel fundamental nesta atividade. 80% dos criadouros encontrados estão dentro das casas, por isso é tão importante envolver a comunidade neste processo”, disse o prefeito Jaime Cruz, que durante a atividade desenvolvida no ano passado saiu às ruas para orientar a população.

Ações durante todo o ano

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo tem realizado um amplo trabalho preventivo e de busca ativa do mosquitoAedes aegypti em Vinhedo, durante todo o ano. Durante a visita casa a casa, os moradores são orientados a desenvolverem, no dia a dia, medidas simples que possam contribuir para eliminação dos criadouros do mosquito. Também é feito a busca ativa, com a coleta de larvas e, posteriormente, análise em laboratório.

As visitas em residências e estabelecimentos comerciais são feitas rotineiramente pelos oficiais de zoonoses, pelo menos uma vez ao ano. As visitas são ampliadas nos locais onde focos do mosquito já foram encontrados.

Já as operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além de reforçar as informações junto à população.

Pontos considerados estratégicos, como cemitério, borracharias e ferros-velhos, pela grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, recebem visitas a cada 15 dias dos oficiais de zoonoses.

Também são feitas visitas em imóveis considerados especiais, como empresas e alguns prédios públicos.

Plano Municipal de Vigilância e Controle às Arboviroses

Vinhedo é um dos poucos municípios do Estado de São Paulo que já tem elaborado para 2017 um plano específico para combate e controlar às arboviroses urbanas.

Além de potencializar as ações de combate à doença, o Plano Municipal de Vigilância, Controle e Combate às Arboviroses traz dados sobre a característica do município e a situação da doença registrada em 2016, projetando ações preventivas para 2017. Apresenta instruções sobre as doenças, características de Vinhedo, fluxograma para classificação de risco de acordo com a incidência, controle de vetores, entre outras questões.

Por meio do Decreto nº 77, a Prefeitura também instituiu no ano passado o Estado de Alerta e Combate à Dengue, regulamentando os procedimentos de Vigilância em Saúde (sanitária, epidemiológica e zoonoses), visando o combate à dengue.

O decreto autoriza a execução de medidas emergenciais, entre elas a entrada de funcionários municipais em propriedades particulares para limpeza e combate ao foco da doença, com posterior cobrança ao proprietário que deixou de cumprir a sua obrigação de manter o local limpo.

Também no ano passado, por meio do Decreto nº31, foi criado o Comitê Municipal Intersetorial de Vigilância e Controle da Dengue de Vinhedo. Instituído em caráter permanente, o Comitê tem a missão de acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle da dengue e outras arboviroses.

Em 2016 foram confirmados 45 casos de dengue e não ocorreram registros de zika, chikungunya e febre amarela. As visitas casa a casa trabalhadas totalizaram 22.981.

Em 2017 foram trabalhadas 922 residências. Não há casos confirmados das doenças neste ano.

07/02/2017