26 FEV 2020
PREFEITURA
Nota de esclarecimento sobre o Carnaval em Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo, em conjunto com representantes de blocos carnavalescos do município, de forma transparente e democrática, com foco na Segurança, tem buscado alternativas para encontrar uma ‘fórmula’ para que as festividades desta época do ano transcorram da melhor forma possível na cidade, agradando àqueles que gostam de participar e de forma a não trazer transtornos aos que não gostam do Carnaval.

Neste ano, os desfiles se concentraram no Centro da cidade, sob organização dos blocos e com apoio da Administração Municipal. Uma das preocupações principais foi o horário. A opção foi por um planejamento que priorizasse o término ainda durante a tarde, com objetivo de evitar grandes aglomerações posteriores, tumultos e atos de vandalismo.

No que tange ao Carnaval, com milhares de pessoas participando, incluindo muitas famílias e crianças, os desfiles ocorreram de forma pacífica.

Porém, Vinhedo não é uma ilha e não há como impedir a circulação de pessoas, tanto de moradores locais, como também de outras cidades. Assim, durante todo o período do Carnaval, foram registradas aglomerações em final de tarde e durante a noite no Centro e outros pontos, tendo a Guarda Municipal e a Polícia Militar feito a dispersão, quando necessário.

Na noite desta terça-feira, 25, porém, o número de pessoas reunidas no pós-carnaval foi maior que nos outros dias, demandando ações mais enérgicas por parte das forças de segurança. Na Praça Sant’Anna, cerca de 5 mil jovens estavam presentes. Foi feita a evacuação da praça e ruas centrais, sendo que alguns dos presentes revidaram, jogando garrafas contra as guarnições. Houve também registros de atos de vandalismo contra o patrimônio público e estabelecimentos comerciais.

Parte desses jovens seguiu para a Praça do Aquário, onde, segundo a GCM, a aglomeração chegou a 3 mil pessoas, muitas delas que haviam deixado o Centro. Em nova ação, GCM e PM fizeram a evacuação do espaço. Por fim, nova intervenção foi necessária na Rodoviária, também com o objetivo de restabelecimento da ordem.

O prefeito Jaime Cruz demonstrou repúdio a esses atos irresponsáveis. “Como todos puderam ver, as apresentações dos blocos transcorreram de forma tranquila, mas esses encontros de jovens, muitos deles advindos de outras cidades, que provavelmente se reuniriam de qualquer forma, tanto que tivemos problemas também no ano passado, mesmo sem Carnaval oficial, têm causado problemas não só em Vinhedo. Não há como impedir a circulação deles, mas agimos com firmeza para restabelecer a ordem nos espaços públicos. Repudio toda forma de violência e vandalismo”, declarou o prefeito Jaime Cruz.