19 ABR 2016
PREFEITURA
Campanha de Vacinação contra Gripe começa dia 30 em Vinhedo

Agendamento de acamados continua sendo feito na Rede Municipal de Saúde

Terá início no sábado da próxima semana, dia 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz recentemente), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas compõem o grupo prioritário da Campanha e deverão se dirigir a uma das unidades de saúde para receber a vacinação.

No sábado, dia 30, Dia da Mobilização Nacional da Campanha, a vacina estará disponível para o público alvo em duas unidades de saúde, na Policlínica da Capela e na Unidade de Saúde da Vila Planalto, das 8h às 17h.

No decorrer da Campanha, que encerra no final de maio, todas as unidades de saúde de Vinhedo disponibilizarão a vacina, de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada sala de vacina (veja relação).

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% do público alvo, cerca de 15 mil pessoas.

Agendamento de acamados

Prossegue na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo o agendamento para acamados receberem, em casa, a vacina contra a gripe durante a Campanha.

Os responsáveis pelos idosos acamados, maiores de 60 anos ou pessoas que apresentam dificuldade de locomoção que fazem parte do grupo prioritário, devem comparecer pessoalmente à Unidade Básica de Saúde mais próxima, no horário de funcionamento de cada posto, para informar os dados pessoais, telefone e endereço da pessoa que receberá a imunização em casa.

A vacina será aplicada nos acamados no dia 30 de abril.

A Secretaria de Saúde organizou um esquema especial para atender o público alvo da campanha, além dos acamados. Equipes de enfermagem também visitarão as instituições de longa permanência para atender os idosos e os acamados inscritos antecipadamente.

Vacina

A vacinação contra influenza serve para reduzir o número de casos graves e óbitos, na população de maior risco, como idosos, gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas.

A vacina deste ano é a trivalente, que protege contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B. A vacina deve ser tomada todo ano, é segura e gratuita na Rede Municipal de Saúde, durante os períodos de campanha estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Saúde, pelo telefone 3886-6300.

Prevenção

Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente, da procura por assistência médica e tratamento precoce.

Serviço Dia da Mobilização Nacional

Data: 30 de abril

Local: Unidade de Saúde da Vila Planalto e Policlínica da Capela

Horário de Funcionamento das Salas de Vacina – Rede Municipal de Saúde