19 ABR 2016
PREFEITURA
Consultas médicas na Rede Municipal de Saúde totalizam 23 mil atendimentos mensais

Aproveitamento da agenda, com acolhimento de usuários, é um dos melhores da região, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde

Cerca de 23 mil consultas médicas são realizadas mensalmente na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo. Os dados foram apresentados em recente audiência pública para prestação de contas e apresentação de relatório de atividades referente ao ano de 2015.

Os números se referem ao atendimento total realizado nas clínicas básicas (que compreende atendimento em clínica geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia), consultas em especialidades médicas e quantidade de atendimento de urgência e emergência realizados em Vinhedo, por meio da Rede Municipal de Saúde.

“É como se toda a população de Vinhedo passasse por atendimento na Rede Municipal de Saúde dentro do período de três meses. A quantidade de atendimento realizado mostra eficiência e qualidade, já que o aproveitamento da agenda de consultas médicas, com acolhimento de pacientes que procuram as unidades de saúde, é dos melhores da região”, comentou o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi.

A clínica básica é oferecida em todas as unidades de saúde do município: Policlínica da Capela, Centro Médico do jardim São Matheus e nas Unidades de Saúde da Vila Planalto, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben e Três Irmãos. O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – considerado referência no município no atendimento a pacientes do sexo feminino, também oferece consultas de ginecologia e obstetrícia à população. Em 2015 foram realizados cerca de 78 mil atendimentos em clínica básica.

Já as consultas de especialidades médicas computam mais de 65 mil atendimentos em 2015. Dermatologia, oftalmologia, pneumologia, urologia, neurologia, cardiologia, otorrinolaringologia, reumatologia, ortopedia, endocrinologia, psiquiatria são as especialidades oferecidas na Rede Municipal de Saúde. As especialidades estão concentradas em dois importantes prédios da saúde, a Policlínica da Capela e o Centro Médico do Jardim São Matheus, localizados em pontos estratégicos da cidade para proporcionar facilidade de atendimento à população. Consultas psiquiátricas são ofertadas no CER Bela Vista.

Os atendimentos médicos de urgência e emergência somaram 140 mil no ano passado, sendo 82 mil referentes a atendimentos na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, quase 83 mil no PA – Pronto Atendimento da Capela e 3.600 no Pronto Atendimento do Hospital e Maternidade Galileo.

Atendimento odontológico

Em 2015 foram atendidos pelos serviços odontológicos na Rede Municipal de Saúde 16.238 pacientes, sendo efetuados mais de 111 mil procedimentos na atenção básica e 17.500 na atenção especializada. Em média, foram oito atendimentos odontológicos realizados por usuário.

Os serviços de odontologia são oferecidos na Policlínica da Capela, nas Unidades de Saúde da Vila João XXIII, Planalto, Von Zuben, Casa Verde, Três Irmãos, para toda a população, independente da idade. Há, ainda, em Vinhedo o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, local que centraliza as especialidades odontológicas necessitam de atendimento diferenciado, como endodontia (canal), semiologia, periodontia, tratamento de próteses, ortodontia preventiva (programa de maluclusão destinado às crianças com idade pré-escolar), cirurgia oral menor e tratamento de pacientes especiais.

Fisioterapia

A fisioterapia é um dos serviços mais procurados pela população na Rede Municipal de Saúde. Foram prestados no ano passado 21 mil atendimentos.Os serviços estão concentrados nos centros de fisioterapia que funcionam no bairro da Capela e dentro do Centro Médico do Jardim São Matheus.

São efetuadas nos locais fisioterapias como traumato-ortopédica, respiratória, neurológica, paliativos e oncológicos, além de triagens efetuadas, totalizando quase 20 procedimentos efetuados.

Atendimento em outras especialidades

Além das especialidades médicas, a Rede Municipal de Saúde de Vinhedo oferece à população uma vasta lista de procedimentos de saúde, como fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e psicologia.

Em 2015 foram efetuados quase 9 mil atendimentos em sessões de fonoaudiologia. O acompanhamento fonoaudiólogo que inclue avaliação de linguagem escrita e leitura; avaliação de linguagem oral; avaliação miofuncional de sistema estomatogmático; avaliação vocal, emissões otoacusticas evocadas para triagem auditiva; e terapia individual.

O atendimento no serviço de nutrição totalizou mais de 3.500 atendimentos. Durante as consultas são efetuados procedimentos como atividade educativa, orientação em grupo na atenção básica, avaliação antropométrica, entre outros.