Uma parceria inédita foi estabelecida na manhã desta quarta-feira, dia 25, com padres da comunidade católica de Vinhedo, visando a reabertura da Nova Santa Casa, em breve.
O prefeito Jaime Cruz recebeu em seu gabinete os padres Luis Sérgio Damasceno, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; Júlio Cesar Calusni, da Paróquia Sant´Ana e José Carlos de Lima, da Paróquia São Sebastião, para finalizarem os últimos detalhes de uma campanha que está sendo lançada para solicitar apoio de voluntários para que, em 24 horas, seja realizada a pintura externa do hospital. Dom Paulo Sérgio Panza, do Mosteiro de São Bento, também ajudará na ação, porém esteve ausente da reunião por estar em retiro.
“A abertura da nova Santa Casa não é um projeto de governo, não é um projeto pessoal, é de todos nós moradores de Vinhedo, é uma ação social que beneficiará toda a cidade, toda a nossa população. Por isso o envolvimento do povo neste processo é muito importante. A comunidade católica de Vinhedo está relacionada à história da Santa Casa e por isso o motivo desta ação. O convite desta parceria foi feito e prontamente atendido pelos padres, que também desenvolvem na cidade um trabalho importante junto à população. A comunidade católica abraçou esta causa importante e eu, como prefeito, como cidadão, serei eternamente grato. É desta maneira que caminhamos para a abertura plena da Santa Casa, com muita responsabilidade e união entre aqueles que se preocupam com o bem-estar da população”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Com o Slogan “Pintura amiga, todos pela nossa saúde” a campanha traz a mensagem de que a Santa Casa sempre ajudou a população, e que agora o hospital precisará da ajuda da população para efetivação do processo de abertura.
Até o dia 6 de dezembro será feita a divulgação da ação em missas e reuniões realizadas nas paróquias e nas comunidades católicas, para cadastramento de voluntários. Os interessados em ajudar, como voluntários, devem procurar as secretarias das Paróquias e do Mosteiro de São Bento.
De 7 a 11 de dezembro haverá apresentação do projeto de pintura da nova Santa Casa aos voluntários cadastrados.
No dia 16 de janeiro ocorrerá a visita técnica à nova Santa Casa para definição dos espaços de pintura para cada paróquia e para o Mosteiro de São Bento.
Nos dias 23 e 24 será executada a importante ação de pintura. A proposta é realizar o serviço em 24 horas, iniciando às 7h de sábado e encerrando às 19h do domingo (com pausa durante o período noturno).
Para marcar o encerramento do trabalho dos voluntários uma Missa Campal em Ação de Graças será realizada na noite de domingo, dia 24, às 19h30. O local escolhido é a praça Francisco Hitner, localizada ao lado da Santa Casa de Vinhedo, com a participação de todas as paróquias e o Mosteiro de São Bento.
Também presente no evento, o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, disse que a ação de pintura voluntária será o marco, “um divisor de águas” na história da Santa Casa.
A ação de abertura da Nova Santa Casa também contará com apoio de outros voluntários, que já se propuseram a ajudar com doação de tintas, calhas, andaimes para execução do serviço, alimentação e transporte para os voluntários realizarem a pintura externa, entre outras doações.
Representando os padres de Vinhedo, o padre Luiz Sérgio também visitou Santa Casa de Vinhedo, após a reunião na Prefeitura, e pôde acompanhar as obras em andamento no hospital, o serviço oferecido em setores importantes como ala de internação, brinquedoteca da pediatria e a capela.
Santa Casa
A Santa Casa de Vinhedo já está estruturando a sua equipe técnica e de coordenação de especialidades médicas visando à volta do atendimento pleno.
As coordenações de especialidades serão divididas nas seguintes áreas: UTI, anestesia, pediatria, cardiologia, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, neurologia, bucomaxilo, urologia, cirurgia plástica, gastroenterologia, vascular, hematologia e hemoterapia. Cada coordenador terá a sua própria equipe especializada de trabalho, para tornar o atendimento eficaz e de qualidade.
A Prefeitura também dá continuidade ao processo de instalação dos dutos do Sistema de Climatização e Controle de Contaminação em duas alas importantes da Santa Casa que passam por reforma, o Centro Cirúrgico e a UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
O Sistema de Climatização e Controle de Contaminação é um equipamento específico para ser utilizado em área hospitalar. A sua instalação será importante para a Prefeitura finalizar a obra nestes dois setores e caminhar para a retomada plena dos serviços no hospital.
Com a finalização das obras o número de leitos da UTI passará de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala já foi feita instalação da rede de canalização de gás apropriada e da área de controle de distribuição do mesmo, que estará ligada a respiradores que atenderão pacientes internados na UTI. Os gases medicinais incluem oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso. Foi refeito também todo o sistema elétrico.
Também está em reforma e readequação a área do Centro Cirúrgico, que possibilitará, ao lado, a instalação de sala pré-parto na ala da maternidade. As instalações seguem as normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com a obra será possível ampliar de 3 para 5 o número de salas que serão utilizadas para cirurgias. No local, já foi feita a instalação de gás, incluindo testes de vazamentos.
A Prefeitura irá totalizar mais de 3 milhões em investimentos, em equipamentos adquiridos e obras realizadas na Santa Casa de Vinhedo.
Requisição administrativa
Prefeitura prorrogou até 4 de fevereiro de 2016 o processo de requisição administrativa da Santa Casa. Em 1 ano de requisição administrativa foram conquistados muitos avanços no hospital.
Destaque para a inclusão da Santa Casa no Prosus – programa de parcelamento de dívidas tributárias do Governo Federal; a auditoria interna realizada; a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, tanto Adulto como Pediátrico, para convênios e particulares; a retomada de 32 leitos hospitalares para baixa complexidade, em destaque 10 leitos pediátricos; aprovação do estatuto da Irmandade e criação do Plano Diretor Estratégico da Santa Casa de Vinhedo que traz metas futuras e diretrizes para o hospital, para os próximos 20 anos, considerado o eixo central das futuras ações porque apresenta soluções para aumentar a capacidade de receita do hospital e condições para alta sustentação e gestão.
Recentemente, a Prefeitura recebeu comunicado do Ministério da Saúde informando que foi concedido o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da Saúde, para a Santa Casa de Vinhedo. A entrega do certificado de filantropia representa uma grande conquista para o município, já que o processo foi analisado pelo Ministério da Saúde e todos os documentos contábeis e comprovação de atendimento, entregues pela equipe técnica da Santa Casa em Brasília, foram devidamente auditados.
Além disso, o certificado proporcionará uma economia de 1,5 milhão, aproximadamente, de impostos não recolhidos entre 2010 a 2013 e uma economia mensal de 20% da folha de pagamento, referente a cota patronal dos impostos e contribuições federais que deixarão de ser recolhidos em decorrência da certificação de filantropia.
O município também conseguiu comprovar a prestação anual de serviços ao SUS – Sistema Único de Saúde – no percentual mínimo de 60%.