Em comemoração à Semana da Pátria, a Prefeitura entregou nesta sexta-feira, dia 4, o Monumento à Independência. Com seis metros de altura o pedestal e a estátua de Dom Pedro I, que compõem o Monumento, foram instalados na Avenida Independência, em frente ao Hotel Vinhedo Plaza.
A obra foi produzida pelo arquiteto e escultor de Vinhedo, Ruy Frederico Bampa Sauerbronn e foi doada à Prefeitura. Retrata a imagem tradicional de Dom Pedro segurando a espada em cima do cavalo, símbolo da Independência do Brasil. A estátua foi feita em estrutura metálica soldada, malha de tela galvanizada, aplicação de concreto de resina poliéster com pó de mármore e silício (usado para dar a cor escura).
Participaram da solenidade de entrega o prefeito Jaime Cruz, o artista e familiares, os secretários municipais Wagner Pavarin (Cultura e Turismo), Augusto Braccialli (Obras), Adriano Corazzari (Administração), Elvis Tomé (Negócios Jurídicos), Bruna Bonino (Controladoria Geral), Marcio Campos – Balu (Habitação), Eliazar Ceccon (Indústria, Comércio e Agricultura), Iolanda Dias Nunes (Assistência Social), José Pedro Cahun (Governo), José Luís Bernegossi (Saúde), Claudineia Vendemiatti Serafim (Educação), Deise Serafim (Fazenda), Gilberto Lorenzon (Meio Ambiente e Urbanismo), Geraldo Rodrigues Frois – Cidinho (Serviços Municipais), Gustavo Zampieri – Tubarão (Esporte e Lazer), Toninho Falsarella (Transporte e Defesa Social), o superintendente da Sanebavi, Odair Fernando Seraphim (Canjica), o presidente do Legislativo, Marcio Melle e os vereadores Val Souza, Alexandre Viola, Nil Ramos e Rubens Nunes, o ex-prefeito Milton Serafim, artistas locais, empresários e público em geral.
“Esta obra é um presente para Vinhedo, presente de pessoas que gostam da cidade. Agradeço ao Ruy, aos empresários que doaram esta obra à Prefeitura, pelo resgate desse símbolo. Dom Pedro I foi um grande líder da nossa história e por isso fechamos a Semana da Pátria em Vinhedo com esta entrega marcante, nesta avenida que diz tudo pelo nome: Avenida Independência”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
O presidente da Câmara parabenizou a Prefeitura pela entrega da obra em uma data cívica.
O Monumento foi doado sem custos ao município e concebido antes da entrega do Monumento a São João XXIII, em 2014.
O Monumento também traz uma placa com os dizeres “Viva e independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte”.
O artista Ruy Frederico Bampa Sauerbronn também foi autor do monumento a São João XXIII, instalado na rotatória das ruas Papa Pio X, Paulo de Tarso Campos e Felisbina Corazzari Matheus, na Vila João XXIII, no ano passado.