Investir na capacitação profissional dos jovens vinhedenses. Com este objetivo, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, acompanhado do secretário municipal de Governo, José Pedro Cahum, protocolaram no Ministério do Trabalho e Emprego a proposta de firmar convênio no programa Projovem Trabalhador. O prefeito foi recebido pelo chefe de Gabinete do Ministério, André Menegotto, e pelo Diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, Allan Pombo.
O programa Projovem Trabalhador tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Os participantes recebem bolsa auxílio mediante comprovação de 75% de frequência ás aulas. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional. O objetivo da ação de qualificação é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, bem como promover a visão empreendedora, com posterior inserção no mercado de trabalho.
No encontro, foi apresentado ao prefeito a proposta de implementar, em Vinhedo,o Fórum Municipal de Aprendizagem, que tem como objetivo unificar o acompanhamento dos Jovens Aprendizes de Vinhedo, incluindo o comércio e a indústria, além de discutir metas e ações que possam incrementar a área de formação de profissionais capacitados, estimulando o aprendizado contínuo e a valorização dos jovens iniciantes no mercado de trabalho. A proposta do Fórum é, inclusive, unificar a formatura de todos os jovens aprendizes de Vinhedo.
“Inovação. Esta é uma palavra que sempre buscamos com o objetivo de encontrar alternativas que possam colocar os jovens da nossa cidade na rota do desenvolvimento pessoal e profissional, com investimentos em capacitação e incentivo ao aprendizado contínuo. Gostamos muito desta proposta que nos foi oferecida no Ministério e, com certeza, vamos caminhar para que, ainda neste ano, possamos implementar este Fórum em Vinhedo”, comentou o prefeito Jaime Cruz, que ainda reforçou ser uma forma de contribuir com a formação profissional dos jovens trabalhadores vinhedenses, demanda intensa apontada pelos empresários da cidade.