Participação, transparência e debate. Estas foram as três palavras principais citadas pelo prefeito Jaime Cruz na abertura da 9a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Ceprovi, em Vinhedo, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o apoio da Prefeitura de Vinhedo. Sob o tema “Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo”, a abertura da Conferência contou, além do prefeito Jaime Cruz, com a presença da promotora de Justiça de Vinhedo, dra Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Arlete Sterzeck, das secretárias municipais de Assistência Social, Iolanda Dias Nunes, e da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, do coordenador do Conselho Tutelar de Vinhedo, Jônatas Ribeiro Godoy, além de dois representantes das crianças e adolescentes vinhedenses presentes no evento, Beatriz Moreira Silva, da Escola Municipal Dom Mathias, e Alex Diego Silva, do Instituto Itacolomi, de Vinhedo.
“Mais do que simples prédios ou espaço públicos, precisamos dedica-los para que os seres humanos possam, nestes locais, ocupar e fortalecer os laços de fraternidade e desenvolvimento pessoal. E este espaço da Conferência, com a presença de vocês, crianças e jovens, é o local apropriado para debater e apresentar propostas que demonstrem o que esperam do Poder Público como parceiro na construção de um mundo mais justo e humano”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.
Os temas abordados na Conferência deste ano são direito de brincar, direito à participação, educação, saúde, esporte, cultura e ao lazer; direito à convivência familiar e comunitária; direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados; medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador; violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.
Na Conferência também são debatidas as propostas apresentadas por crianças e adolescentes na Conferência Lúdica, realizada em março. “O objetivo é fortalecer as formas de participação das crianças e dos adolescentes na Conferência”, comentou a secretária de Assistência Social, Iolanda Dias Nunes.
Durante o evento também será ministrada palestra sobre políticas públicas de atendimento à criança e adolescente.











