Em agosto do ano passado, quando decretou a requisição administrativa da Santa Casa, o prefeito Jaime Cruz anunciou que a Santa Casa de Vinhedo não só reabriria as portas para atendimento como, também, se tornaria uma referência em excelência de serviços a serem prestados à população. E na tarde desta quinta-feira, em visita técnica às obras em andamento no Centro Cirúrgico e UTI’s do Hospital, o prefeito Jaime Cruz anunciou mais um serviço especializado que a Santa Casa de Vinhedo passa a oferecer, de forma inédita: leitos para atendimentos em casos de psiquiatria.
“São leitos chamados de transição, ou seja, para estabilizar e medicar pacientes com transtorno mental, encaminhados após triagem nas Unidades de Pronto Atendimento, Capela e UPA, que, após a avaliação da psiquiatria, voltam para as suas casas ou são transferidas para um hospital psiquiátrico. Na Santa Casa, o paciente terá um atendimento especializado, ao lado da família, com todo cuidado e processo de humanização. É mais um serviço que se soma aos já realizados na cidade, pela competente equipe de Saúde Mental da secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
As obras nos novos 5 Centros Cirúrgicos — antes a Santa Casa tinha 3 — prosseguem, assim como as obras da UTI, que irão ampliar o número de leitos em 80% após a conclusão das obras.
O prefeito Jaime Cruz esteve na visita técnica às obras acompanhado pelos Secretários Municipais José Luis Bernegossi, da Saúde; José Pedro Cahun, Governo; Augusto Braccialli, Obras; o gestor geral da Santa Casa, Celso Beltramini; e os vereadores Marcio Melle (presidente da Câmara), Paulinho Palmeira, Nil Ramos, Rubens Nunes, Alexandre Viola e Ana Genezini e Aparecido Dias, o Bacural.
Conquistas
Desde que o prefeito Jaime Cruz estabeleceu a requisição administrativa do hospital com objetivo de retomar o atendimento hospitalar, especialmente pelo SUS — Sistema Único de Saúde, muitos avanços foram conquistados, como a nomeação de um gestor administrativo e de um gestor clínico, a contratação de auditoria para colocar as contas da entidade em ordem e também de uma consultoria para definir o Plano Diretor Estratégico. Neste processo, inclui a inserção da Santa Casa no programa PROSUS, do Governo Federal, para parcelamento das dívidas tributárias.
O Pronto Atendimento passou a funcionar 24 horas por dia, atendendo pacientes particulares e de planos de saúde. Leitos clínicos e de longa permanência hoje estão disponíveis para internação, tanto de pacientes do SUS que são encaminhados através da UPA — Unidade de Pronto Atendimento, como os particulares e de planos de saúde.
“Outro ganho foi o serviço de Pronto Atendimento em pediatria, que começou a funcionar com atendimento das 7h às 19h, sete dias por semana a pacientes particulares e via planos de saúde”, afirma o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi.
Recentemente foram iniciadas as obras de reforma e adequação do Centro Cirúrgico e da UTI — Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Vinhedo, considerada uma etapa importante no processo de retomada do pleno atendimento dos serviços de saúde do hospital à população.